Sindissétima Atua na Câmara dos Deputados e Participa do #OcupaBrasília

27 de maio de 2017 / Ver outras notícias: Ver todas

Os diretores do Sindissétima, Charles Bruxel e Marcus Rógenes, atuaram em Brasília nos dias 23 e 24/05.

No dia 23/05, foram realizados contatos com os seguintes políticos:

Deputado Federal Chico Lopes – reafirmou sua posição contrária à Reforma da Previdência;

Deputado Federal Danilo Forte – favorável à Reforma da Previdência e votou também favorável à Reforma Trabalhista;

Deputado Federal Ronaldo Martins – reafirmou sua posição contrária à Reforma da Previdência;

Deputado Federal Vitor Valim – reafirmou sua posição contrária à Reforma da Previdência;

Prefeito de Juazeiro do Norte e ex-Deputado Federal Arnon Bezerra – foi realizado breve contato com o político, o qual se colocou à disposição para interlocuções;

Os contatos foram realizados dentro do Plenário da Câmara dos Deputados. A leitura de conjuntura política realizada pelos políticos ouvidos é de que não há qualquer possibilidade de votação da Reforma da Previdência diante da gravíssima crise política atual.

Considerando a atual bancada cearense no Senado Federal (Senador Pimentel, oposição ao atual governo e contrário à Reforma Trabalhista; Senador Tasso, componente da base governista e conhecido por sua posição pró-austeridade e favorável às reformas; Senador Eunício, Presidente do Senado Federal, componente-chave da base governista e favorável às reformas), optou-se por não tentar ingressar no Senado Federal para acompanhar a sessão da Comissão de Assuntos Econômicos na qual, em meio a gigantescas polêmicas, viria a ser “considerado lido” o relatório da reforma trabalhista. Entendeu-se mais estratégico, na oportunidade, focar no trabalho na Câmara dos Deputados.

No dia 24/05, foram realizadas visitas a todos os gabinetes de deputados federais entendidos como mais “viáveis” (sem posição totalmente fechada a favor da reforma) ou cuja posição ainda não era totalmente conhecida:

Deputado Federal Ariosto Holanda – assessores do gabinete informaram sua posição contrária à Reforma da Previdência;

Deputado Federal Genecias Noronha – estava nas comissões temáticas e não conseguimos encontra-lo;

Deputada Federal Gorete Pereira – estava nas comissões temáticas e não conseguimos encontra-la; em conversa com assessores do gabinete, foi revelada a posição favorável da parlamentar à Reforma da Previdência, desde que realizados alguns ajustes; foi solicitada atenção especial para as regras envolvendo os servidores públicos;

Deputado Federal Leônidas Cristino – estava nas comissões temáticas e não conseguimos encontra-lo;

Deputado Federal Macedo – estava no gabinete, pediu para retornarmos posteriormente; quando voltamos, já havia saído; os assessores do gabinete disseram que somente o próprio deputado federal poderia falar sobre sua posição acerca da Reforma da Previdência;

Deputado Federal Moses Rodrigues – estava nas comissões temáticas e não conseguimos encontra-lo; em conversa com assessores do gabinete, foi revelada a posição favorável do parlamentar à Reforma da Previdência, desde que realizados alguns ajustes; foi solicitada atenção especial para as regras envolvendo os servidores públicos;

Deputado Federal Odorico Monteiro – reafirmou sua posição contrária à Reforma da Previdência (a posição do Deputado Federal já era conhecida, tendo sido realizado o contato pelo fato de o parlamentar estava na mesma sessão da comissão especial que o Dep. Raimundo Gomes de Matos);

Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa – estava nas comissões temáticas e não conseguimos encontra-lo;

Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos – reafirmou sua posição favorável à Reforma da Previdência, desde que realizados ajustes; o deputado foi muito receptivo e cordial e pediu que ajudássemos a apontar os pontos que precisam de melhora; nesse contexto, foi solicitada atenção especial para as regras envolvendo os servidores públicos.

Agradecimentos especiais aos assessores da Deputada Gorete Pereira, que nos ajudaram a obter acessos dentro da Câmara, apesar das elevadas restrições de segurança que estavam em vigor no dia 24/05, e ao Deputado Federal Ronaldo Martins que se colocou e ficou à disposição para ajudar a obtermos os referidos acessos, fornecendo inclusive seu whatsapp.

Em torno de 15h, saímos da Câmara dos Deputados e nos dirigimos ao local em que estava ocorrendo a manifestação do #OcupaBrasília. Milhares de pessoas estavam expressando sua indignação contras as Reformas Trabalhista e Previdenciária, e também, contra o atual governo. A violência policial estava a todo vapor, com o intuito de amedrontar e acabar, na base da força, com os protestos. Bombas de gás de pimenta e balas de borracha não eram poupadas contra todos. Marcus Rógenes passou mal ao inalar o gás de pimenta exarado de uma bomba que caiu muito próxima a ele. Teve que ser atendido. Era um cenário de guerra, em que só um lado tinha armas de verdade. 99,99% dos manifestantes estavam pacíficos e sequer reagiram à ilegítima agressão policial. Após esse cansativo dia, tivemos, ainda, que ver que a mídia, tal como nos protestos de 2013, vendeu à população que éramos “vândalos” e que a policial “só se defendeu”. MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA. Patético e lamentável.

A luta precisa continuar até que essas reformas sucumbam.

Confira compilação de vídeos capturados por Marcus Rógenes durante a manifestação do #OcupaBrasília: https://www.youtube.com/watch?v=S4VnG0uzUF0

Confira, também, algumas fotos: