Nota de Solidariedade aos Servidores, Estagiários, Terceirizados e Jurisdicionados do Fórum Trabalhista de Caucaia: Basta de Insegurança no TRT da 7ª Região!

12 de setembro de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

Na manhã desta segunda-feira, 12/09/2016, o Fórum Trabalhista de Caucaia foi alvo de assalto.

A Diretora da 2ª Vara do Trabalho de Caucaia, Kilvia Silva de Sena, informou que dois bandidos entraram no Fórum, fingiram estar procurando uma pessoa e, em seguida, renderam o vigilante e levaram sua arma. Após, entraram na Secretaria da 1ª VT de Caucaia, renderam todo mundo, tomaram seus pertences, colocaram todos em uma sala, trancaram e, no final, foram embora em uma moto.

Todos os servidores, estagiários e terceirizados ficaram muito abalados, haja vista que foram ameaçados de morte durante a ação criminosa.

A 2ª VT de Caucaia, por ficar em prédio anexo, não foi alvo do assalto.

Não foi informada a presença de magistrados na ocasião, haja vista não estarem ocorrendo audiências.

O Juiz do Trabalho Diretor do Fórum, Dr. Hermano Queiroz Júnior, determinou o fechamento do Fórum, após o incidente.

A insegurança no âmbito do TRT da 7ª Região não é nenhuma novidade.

O Sindissétima, em 09/03/2016, requereu a adoção de medidas de segurança internas e externas, conforme consta no PROAD 1794/2016 (ainda em tramitação). Seja por falta de orçamento, por consequência de excessiva burocracia, seja por insuficiência de pessoal e recursos materiais para fazer os processos administrativos tramitarem em tempo razoável, fato é que os trabalhadores e jurisdicionados do TRT da 7ª Região estão a cada dia expostos a mais riscos. As Resoluções do Conselho Nacional de Justiça sobre segurança (176/2013 e, agora, a 239/2016) não encontram ressonância no TRT da 7ª Região. As recomendações dos Ministros Corregedores-Gerais da Justiça do Trabalho também não. Pouco ou nada mudou, apesar de os problemas de segurança já serem velhos conhecidos de todos nós.

Desde 2014 a Administração do TRT da 7ª Região estava ciente da necessidade de robustecimento da segurança do Fórum Trabalhista de Caucaia. Inúmeros emails foram trocados nesse sentido.

Precisará acontecer alguma tragédia para atitudes mais enérgicas serem tomadas?

O que precisará ocorrer para a segurança ser tratada como questão urgente e prioritária no TRT cearense?

O Sindissétima, atento a esse problema RELEVANTÍSSIMO, informa que realizou pedido complementar nos autos do PROAD 1794/2016 informando o ocorrido e requerendo medidas urgentes, inclusive no sentido de que "Seja suspendido o expediente ou, no mínimo, o atendimento ao público no Fórum Trabalhista de Caucaia/CE, até que sejam adotadas medidas de segurança e realizada visita do Setor Psicossocial às vítimas do delito".

Será buscada, ainda, uma audiência com a Presidência do TRT da 7ª Região.

Dito isso, a Diretoria do Sindissétima, em nome de toda a categoria, manifesta sua mais profunda SOLIDARIEDADE com os servidores, estagiários, terceirizados e jurisdicionados, lamentando a ocorrência desse triste episódio de violência.