Nota de Repúdio do Sindissétima aos Ataques à Democracia Ocorridos no Dia 08/01/2023

9 de janeiro de 2023 / Ver outras notícias: Ver todas

A Diretoria Executiva do Sindissétima, em nome da entidade, vem manifestar o seu absoluto repúdio aos ataques violentos à democracia ocorridos no dia 08/01/2023, em Brasília/DF.

Lamentavelmente, o desapreço à democracia, o saudosismo do autoritarismo, a crença em mentiras e a idolatria fizeram com que um grupo de pessoas levassem as suas pretensões golpistas ao limite, invadindo prédios dos Três Poderes e depredando tudo que encontraram pela frente, inclusive importantes peças do Patrimônio Cultural e Artístico Brasileiro.

Felizmente, esses atos de vandalismo e terrorismo não resultaram em vítimas fatais. Mas a coragem desse grupo de foras da lei de afrontar o coração das instituições democráticas brasileiras traz enorme preocupação. É preciso garantir que todos os responsáveis, diretos e indiretos, inclusive aqueles que estimularam, apoiaram, financiaram ou se omitiram, sejam dura, exemplar e urgentemente punidos, a fim de que seja a última vez que criminosos travestidos de "patriotas" busquem implantar, por meio da força, uma ditadura em nosso país.

O Sindissétima, diante do quadro gravíssimo instaurado, lembra a todos e todas que possui dentre seus objetivos estatutários a atuação em prol da manutenção e da defesa das instituições democráticas. A democracia é um pressuposto para se lutar por manutenção e conquista de direitos. Sem o regime democrático, não existe garantia alguma.

Nesse sentido, conclamamos toda a categoria e sociedade a manifestar desprezo e repulsa à tentativa golpista do dia 08/01/2023 e a repudiar todos os movimentos antidemocráticos que insistem em tentar provocar o caos em nossa República.