ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Suicídios no TRT/SP

21 de outubro de 2014 / Ver outras notícias: Ver todas

Tristeza (1)

Prezados Servidores,

Muitos já sabem.

Segunda-feira, 13 de outubro, a colega Amanda Priscila Santos Costa, servidora do TRT-2 (São Paulo), atentou contra a própria vida dentro do próprio local de trabalho, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (São Paulo – SP).

É a terceira, trágica, triste e lamentável morte de um servidor da Justiça do Trabalho em São Paulo, duas delas ocorridas no local de labor. No período de um mês, outros dois trabalhadores, Erica Yamamoto e Edélcio Ribeiro, também perderam a vida de maneira semelhante.

Isso nos faz refletir: o que está acontecendo em nossos tribunais? O que estamos fazendo das nossas vidas? O que tem feito tantas pessoas adoecerem e perderem suas saúdes físicas e mentais?

Metas excessivas, rotinas muito intensas, falta de qualidade de vida, estresse extremo, falta de perspectiva de crescimento, assédio moral? As causas podem ser várias, todas ou até mesmo nenhuma das citadas. Mas precisamos parar e refletir.

Abaixo, transcrevemos bela carta redigida pelo servidor Tauff Ganem de Abreu, servidor do TRT-2, em homenagem à colega Amanda:

“Ontem perdemos uma colega, Amanda Costa, recém empossada, aprovada no último concurso deste tribunal. Como tantos e tantas de nós, deixou família, amigos, amores, raízes para servir a esta instituição.

Muitos de nós, não a conhecemos, talvez tenhamos cruzado com ela no elevador, nos corredores, em algum restaurante, tenhamos visto o crachá e a reconhecido como colega e não cumprimentamos, seguimos nosso curso, preocupados em comer rápido pra voltar à Vara, a pilha de despachos só cresce e o chefe ou chefa quer a pilha zerada até o fim do dia. Talvez tenhamos perdido a chance de tê-la visto sorrir, de convidá-la a almoçar com nossa turma, cada vez menor e atomizada, talvez tenhamos perdido a chance de dizer que a banda predileta dela iria tocar na cidade no fim de semana e que ela seria muito bem vinda a vir conosco, Talvez tenhamos perdido a chance de abraça-la, de acolhe-la de dizer que somos todos iguais e estamos no mesmo barco, compartilhando muitos medos, frustrações e anseios em comum. Mas não fizemos nada disso, passamos sem nem dizer oi.

Neste momento, colegas, magistrados, cidadãos, advogados, enfim, homens e mulheres aqui presentes, nos sentimos preso a um pequeno intervalo de tempo, que parece eterno, fico a pensar, quanto tempo se passou no coração e no espírito da colega entre o desejo de não mais viver e a concretização do ato, 100 anos? Poucos segundos? Nada disso jamais saberemos, por que uma perda como da Amanda é a eternidade do silêncio e da dor. Amanda, nessa manhã, todos nós vamos lhe desejar o bom dia que não demos e dizer seja bem vinda ao TRT-2.” (fonte: http://www.sintrajud.org.br/conteudo/detalhe_noticia.php?cod=2820)

Para mais informações e detalhes sobre a repercussão e mobilização decorrente desse trágico episódio, sugerimos a consulta do site do Sintrajud/SP, mais especificamente: “Ato pela vida pede união dos servidores” (http://www.sintrajud.org.br/conteudo/detalhe_noticia.php?cod=2812)

Em relação à magistrada repudiada nacionalmente em virtude de suas lamentáveis manifestações acerca do ocorrido, sugerimos que também seja lida a Carta Aberta lançada em que ela se retrata de maneira aparentemente sincera pelo acontecido: http://www.conjur.com.br/2014-out-17/juiza-retrata-comentario-morte-servidora-trt

Sinceramente,

A Diretoria do Sindissétima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP