Delegadas do Sindissétima participam do Seminário da Fenajufe sobre a Reforma da Previdência e da Reunião Ampliada da Federação

22 de fevereiro de 2017 / Ver outras notícias: Ver todas

As delegadas eleitas do Sindissétima, Kelma Lara Costa Rabelo Lima e Claudionora Pires dos Santos, participaram, neste último final de semana (18 e 19/02/2017), do Seminário Nacional da Fenajufe sobre Previdência Social e na Reunião Ampliada da Fenajufe.

Os eventos foram fundamentais para esclarecer as falácias empregadas pelo Governo Federal para tentar emplacar a Reforma da Destruição da Previdência (veja AQUI e AQUI) e para aprovar o Calendário Nacional Unificado de Lutas (ver AQUI).

Confira o relatório produzido pelas delegadas a respeito dos eventos:

"Resumo das falas dos painelistas do Seminário – 18/02/2017

Manhã

Mateus (Auditoria Cidadã)

Conjuntura atual: classe política manchada pela corrupção, pacote de medidas que favorecem os bancos e sacrifica a sociedade, juros elevados etc

Déficit Falacioso: PEC é contrarreforma – governo fazendo propaganda de legitimação própria.

Clovis Sherer (Dieese)

Reforma dura, ampla, profunda e prejudicial a todos, inclusive aos que se consideram com direitos adquiridos. Estimula a Privatização Previdenciária. Justificativas do Governo: Fiscais, Demográficas e Generosidade excessiva da Previdência (Todas contestadas pelo Dieese)

Conclusão: A Pec tende a aumentar a pobreza e a desigualdade social

Floriano Martins (Anfip)

Estamos em guerra, população inundada com propaganda enganosa, classe trabalhadora desarticulada.

Tarde

Cézar Brito, Marcus Orione e Diego Monteiro

Mantiveram basicamente o mesmo discurso dos painelistas da manhã, acrescentando, contudo, que a PEC fratura a unidade da classe trabalhadora; que ela pode ser atacada por ações judiciais (possui dispositivos inconstitucionais, que denegam o acesso à justiça etc)

O representante da OAB informou da existência de um substitutivo (informação que não foi bem recebida pela categoria)

AMPLIADA – 19/02/2017

Na Reunião Ampliada, ocorreram os embates de praxe. Após, foi aprovado calendário de lutas, que acompanhará a votação da PEC, conforme segue:

– 21/2 – Reunião das entidades integrantes do Fonasefe, na Fenjaufe

– 22/2 – Protocolo da pauta de reivindicações no Congresso e MPOG

– 8/3 – Dia Internacional da Mulher com perspectiva de construção da greve geral

– 15/3 – Dia Nacional de Luta e Paralisações e Mobilização contra a reforma da Previdência, com perspectiva de construção da greve geral

– 28/3 – Caravanas a Brasília – votação da PEC 287 em 1º turno

– 6/4 – Caravanas a Brasília – votação de PEC 287 em 2º turno

– 8/4 – Reunião Ampliada da Fenajufe, com indicação de realização de mais uma edição do seminário contra a reforma da Previdência, com enfoque no impacto sobre as mulheres e direito de greve. Indicação ainda de realização do seminário contra a reforma trabalhista. A data será confirmada pela Direção Executiva da Fenajufe (data sujeita a confirmação da Executiva da Fenajufe devido à possibilidade de alteração no calendário de tramitação da PEC 287)."

Entenda a Proposta de "Reforma da Previdência", clicando AQUI.

Confira Cartilhas, Panfletos e Estudos sobre a Proposta de "Reforma da Previdência", clicando AQUI.