Sessão do Congresso é mantida para o dia 22; viagem de senadores à China deve ser cancelada

15 de setembro de 2015 / Ver outras notícias: Ver todas

A sessão do Senado realizada na última quarta-feira, 9, trouxe novos desdobramentos à luta dos servidores do Judiciário Federal por resposição salarial. Com servidores presentes nas galerias e no lado externo da Casa, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL) manteve a próxima sessão do Congresso para o dia 22 e afirmou aos servidores que a sessão deve, finalmente, de fato ocorrer.
Ao longo da sessão do Senado, diversos senadores se manifestaram pedindo a antecipação da votação dos vetos (inclusive o veto 26, referente ao PLC 28/2015) para o dia 15. Um dos argumentos se baseia em resolução recente da Mesa do Congresso que estabeleceu periodicidade no exame dos vetos sempre na terceira terça-feira decada mês, o que, nesse caso, seria no dia 15. Preocupava os servidores a missão de senadores na China, que faria com que nove parlamentares não estivessem presentes no dia 22. Porém, há informação (não oficial), vinda de diversos senadores, de que a viagem deve ser cancelada. O próprio Renan Calheiros confirmou a servidores que estará em Brasília e que a sessão deve ocorrer. Outra viagem, que terá cinco senadores, visa a participação em sessão do Parlamento do Mercosul. Porém, a reunião será no dia 21, e no dia 22 pela manhã os parlamentares já podem estar de volta à capital federal.
Categoria pressiona para impedir votação do PL 2.648/15 no plenário da Câmara
Os servidores passaram o dia pressionando não apenas pela antecipação da sessão do Congresso, mas contra o pedido de urgência na Câmara dos Deputados para o PL 2.648/15, o projeto “alternativo” apresentado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e que não contempla as necessidades da categoria. O pedido de urgência de apreciação do projeto rebaixado foi apresentado na manhã de quarta-feira e, à tarde, dois dos deputados signatários já desistiram da proposta: Jorginho Mello (PR-SC) e Rogério Rosso (PSD-DF) solicitaram formalmente a retirada de suas assinaturas do requerimento. A categoria segue pressionando os demais signatários.
É necessário que a pressão continue forte em defesa da reposição salarial reivindicada pelos servidores. Reforçar a greve e a mobilização é o único caminho para garantir a apreciação do veto 26 e a derrubada do veto. Para organizar a luta, o Comando Nacional de Greve passa esta quinta-feira reunido deliberando sobre os próximos movimentos da categoria.

Fonte: Sintrajufe RS