- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
“Quem cuida da mente, cuida da vida!” é o tema da campanha Janeiro Branco deste ano. A iniciativa mundial, que acontece desde 2014, é dedicada à conscientização e à prevenção de doenças relacionadas à mente. A Justiça do Trabalho do Ceará mais uma vez adere à campanha e tem uma programação voltada à saúde emocional de magistrados e de servidores.
Segundo a psicóloga da Divisão de Saúde do TRT/CE Mariana Lima, o evento tem um efeito simbólico para conscientizar e chamar a atenção da população para a problemática. “A campanha pretende ajudar as pessoas a falarem mais sobre o assunto e a desmistificar o preconceito diante da possibilidade de possuírem algum tipo de transtorno mental ou sofrimento psíquico”, explica. De acordo com Marina, o trabalho da unidade de saúde do Regional, com foco na saúde mental, vai além do mês de janeiro e estende-se por todo o ano.
Durante 2018, por exemplo, foram visitadas três varas e dois fóruns do interior (Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte, Iguatu e Limoeiro do Norte). O trabalho desenvolvido nas unidades consiste em palestra sobre saúde mental, atendimento psicológico pontual e mapeamento de rede de cuidado da saúde mental da cidade visitada. Ao todo, foram atendidas 79 pessoas, entre servidores e estagiários. O Setor Psicossocial também faz atendimentos rotineiros no Tribunal e no Fórum.
“Os encaminhamentos que fazemos tanto são para os profissionais conveniados pelo sindicato, quanto para aqueles que atendem por planos de saúde”, esclarece a psicóloga Mariana Lima. Ela informa que a agenda de atendimento ao Fórum Autran Nunes será divulgada em breve. Ao todo, três profissionais da unidade de saúde do Tribunal dão suporte aos atendimentos.
Programação:
Como forma de integrar a campanha Janeiro Branco, a Biblioteca Aderbal Nunes Freire e o Sindissétima formataram uma programação que inclui uma palestra e uma roda de conversa.
No dia 23, às 9h, no auditório do TRT, o médico psiquiatra Ricardo Rodrigues dialoga com magistrados e servidores sobre suicídio. Já no dia 30, haverá um bate-papo sobre “Literatura como remédio para a alma”. O evento acontece a partir das 9h, na Biblioteca (térreo do Anexo 2).
Rejane Albuquerque, chefe da Seção de Biblioteca do TRT/CE, convida servidores, estagiários e colaboradores para participarem das atividades. “É importante que as pessoas e as instituições se engajem como agentes mobilizadores para propagar que a saúde mental é uma prioridade, haja vista as estatísticas alarmantes em torno dos transtornos mentais e do suicídio”, considera.
Sindissétima patrocinando nossa saúde mental. PARTICIPE!
Fonte: AQUI
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.