#RacismoNão: é papel de toda a categoria atuar contra todas as formas de violência e discriminação racial

25 de agosto de 2023 / Ver outras notícias: Ver todas

Provocado pelo Núcleo de Combate à Discriminação e de Defesa das Minorias do sindicato, a Diretoria Executiva do Sindissétima, alinhando-se com a Fenajufe, vem debater com a categoria o problema do racismo e da violência racial.

No último dia 18/08, a líder quilombola Mãe Bernadete foi assassinada com diversos tiros à queima roupa, após ter tido sua casa invadida no quilombo Pitanga dos Palmares/BA.

O lamentável caso trouxe novamente à tona a problemática envolvendo a violência racial, que faz com que a vida das pessoas negras esteja mais suscetível de ser tirada, seja em virtude de ações criminosas privadas ou de ações discriminatórias dos próprios agentes estatais.

A sociedade precisa se indignar com o racismo e com a violência direta ou indireta decorrente da discriminação, que encontra nas pessoas negras um de seus principais alvos. Combater a discriminação e o racismo é um trabalho árduo e contínuo, que precisa ser bem compreendido e colocado em prática em ação individual e coletiva, a fim de que seja alcançada a igualdade social e o respeito pela diversidade.

Importante lembrar que, recentemente, em 2022, o Brasil ratificou e promulgou internamente, com status de norma constitucional, a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, firmado pela República Federativa do Brasil. Tal convenção reforça o compromisso brasileiro contra o racismo e reafirma a importância de toda a população entender a gravidade do tema, no âmbito nacional e internacional, e colaborar para a busca do fim do racismo e da discriminação racial.

Diante disso, o Sindissétima chama a atenção para a pauta e reforça o seu comprometimento institucional em ser agente de mudança na luta contra o racismo e o preconceito, convidando todos os integrantes da categoria para que reflitam e também atuem diuturnamente contra todas as formas de discriminação.