Não Há Vitória Sem Luta

17 de dezembro de 2014 / Ver outras notícias: Ver todas

NOTA EXPLICATIVA

Após o dia de hoje, o cenário para aprovação do aumento dos servidores do judiciário federal (PL 7920/14) ficou bastante obscuro. Ainda existe esperança, mas os prognósticos não são nada bons. Provavelmente a última batalha será travada nesta quarta-feira (17/12), no Congresso Nacional. A luta será no mínimo pela honra e por respeito, coisas que o governo insiste em querer tirar dos servidores públicos de um modo geral e dos do Judiciário Federal em especial. Abaixo, mais um texto reflexivo, de autoria da servidora Andreia Seixas, Analista Judiciária, Assistente de Gabinete do TRT 3 (MG), Trata-se de um email que a autora mandou para os seus colegas em debate. Cai como uma luva na nossa realidade. Os mais atentos perceberão isso com facilidade. O título abaixo foi criado pelo Sindissétima.

NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA

Pois é…

Continuemos imaginando uma greve estratégica, organizada e REALIZADA por servidores reais, de preferência que não sejam nós mesmos, enquanto nós mesmos mandamos emails para os deputados entre uma minuta e outra, durante o expediente que não para, não para, não para não.
Pq não tá fácil p ninguém, nem para os assessores dos deputados que vão ler os emails pedindo a votação do PL q aumenta o nosso salário.
Não é crítica destrutiva, mas já pararam para refletir sobre o absurdo dessa situação?????
O mesmo absurdo que é reconhecer e deferir  horas extras e repousos para um trabalhador enquanto se redige uma minuta num lindo dia de sol de domingo, tendo laborado inclusive nos outros dias da semana. Eu não, vcs q trabalham em casa.
Ou tolerar que colegas q desempenham a mesma função não recebam a mesma gratificação que é objetivamente destinada a quem efetivamente exerce a função. Pois é, eu tolero pq eu recebo, e casos assim deveriam ir p Justiça Federal, mas não vão pq os interessados, entre os quais não me incluonão acionam o Sindicato que não é o Chapolim, mas o único que os poderia defender e inclusive contar com o meu apoio de parar o meu serviço numa eventual paralisação p chamar a atenção p isso, como algumas das vezes me desloquei p manifestações contra a RA 01, que não me atinge diretamente, e dediquei algumas horas do meu tempo livre p ajudar a fazer um estudo sobre alternativas ao corte das funções numa comissão de 2 pessoas, eu entre elas, que não foi p frente pq exigia pelo menos mais umas 10.
Ah, cansei de brincar de servidora insatisfeita sozinha.
Reflitam se realmente encher a caixa de emails dos deputados vai convencê-los de que merecemos aumento de salário.
Não entro no mérito do aumento, mas no mérito da efetividade da AÇÃO p conseguir o que se quer.
Se eu fosse deputada, mandaria um menino do Feneis apagar tudo. Pureza d’alma de uma pessoa que um dia pensou que isso fosse instrumento de pressão e mandou mto email e twitter em… 2011 AND 2012!!! E eis que a história se repete, as mesmas manobras nas comissões, pq os atores são os mesmos e as ações, ou a falta delas, são as mesmas, mesmíssimas, idênticas. Pq os interessados (nós) DELEGAM isso a outras pessoas, tipo uma dúzia de sindicalistas, que sem pressão real feita pela exposição da categoria em massa em atos, paralisações, são só… uma dúzia de sindicalistas.
Qual é, minha gente? Nós fazemos o trabalho mais complexo da área fim, redigimos minutas de votos e sentenças de casos trabalhistas de assédios, fraudes de toda sorte, repercussões muitas vezes de milhões de dilmas, só p não me delongar, e não temos a capacidade de perceber os efeitos da nossa INAÇÃO em relação à carreira que integramos?
É, não tá fácil p ninguém. Nem p mim, que gosto de um movimento. Mas movimento com pessoas, muitas pessoas, de preferência que acreditem que podem e devem agir em prol de uma causa. Nem que seja recolher donativo para instituição de caridade no Natal.
No pain, no gain. Não existe almoço grátis. Se ninguém quer ter sua cota de sacrifício, ninguém vai receber. A menos que o presidente do STF olhe por nós e faça valer as prerrogativas do Poder Judiciário. Ele tem motivos p isso, se os membros de poder estão sendo contemplados pq seu aumento é de interesse dos congressistas que, pasmem, tem o poder legítimo de aprová-lo inclusive em benefício próprio.
Gostaria muito de ler sugestões outras de alternativas virtuais a uma greve real que deveria ser feita por nós mesmos, não pelos outros. Ou algo do tipo orações. Vibrar a mente positivamente é bacana, melhor q mandar email. To falando sério, não é ironia. Ou um feedback do texto. To me esforçando p ser persuasiva sem ser agressiva e então efetivamente convencer alguém da forma mais limpa possível, mas tá danado. Perdoem os excessos, não é pessoal, respeito as opiniões de todos vcs e só quis expor a minha. Se estivéssemos todos presentes, num mesmo ambiente, capaz de nos entendermos melhor, acho.