- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Servidores do Judiciário Federal, em greve há mais de quarenta dias, voltam a promover, nesta quarta-feira [23], atos públicos em Brasília. O objetivo dos grevistas é reforçar as pressões sobre a cúpula do Judiciário para que agilize as negociações com o governo federal e garanta o orçamento do PL 6613/09.
Agora à tarde, os servidores estão reunidos na frente do STJ para realizar um ato enquanto acontece a reunião da 1ª Sessão do tribunal. É que nesta tarde, serão julgados os agravos regimentais apresentados pela Fenajufe e pelo Sindjus-DF, contra as decisões que restringem o exercício da greve nas Justiças Eleitoral, Federal e Trabalhista. Os assessores jurídicos da Fenajufe e do Sindjus-DF Pita Machado e Jean Ruzzarin, respectivamente, estão no plenário da 1ª Seção do STJ para acompanhar o julgamento dos seis agravos [três da Federação e três do sindicato], cujo relator é o ministro Castro Meira. Além dos advogados, também assistirão à seção dirigentes da Fenajufe e de sindicatos que estão no Comando Nacional de Greve.
Os advogados entregaram aos nove ministros que compõem a 1ª Sessão do STJ memoriais em que reforçam a legitimidade do exercício da greve pelos servidores, direito garantido na Constituição Federal. Sustentamos que a greve é legal e legítima e um instrumento democrático de pressão dos servidores para que o Legislativo aprove os projetos de lei do Judiciário e do MPU. Defendemos que os percentuais fixados são muito altos e que inviabilizam o exercício do direito de greve, explica Pita Machado, assessor jurídico da Fenajufe.
Após o ato em frente ao STJ, às 17h, os manifestantes seguirão para a Praça dos Três Poderes, onde realizarão mais uma vigília do PCS. Na noite desta terça-feira [22], servidores de vários estados se concentraram na porta do STF e realizaram uma vigília, com velas e faixas reivindicando a imediata aprovação do PL 6613/09. Hoje, os grevistas voltam a fazer as mesmas cobranças ao presidente do STF, ministro Cezar Peluso, que deverá se reunir até a sexta-feira com o presidente Lula para discutir o PCS da categoria.
Da Fenajufe Leonor Costa
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.