- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), disse nesta terça-feira (21) que o Judiciário precisa divulgar seus gastos com mais transparência. Ele anunciou que o conselho deverá baixar em breve uma resolução determinando mecanismos mais sofisticados de prestação de contas. Atualmente, essa contabilidade é divulgada internamente por alguns tribunais, mas não existe um sistema unificado.
– É preciso haver transparência nos gastos e a boa aplicação de recursos no Judiciário. É necessário pensar em um modelo como o Siafi (o sistema de controle de gastos do governo federal) para o Judiciário. Algo que traduza controle e transparência aos gastos do Judiciário – disse Gilmar, durante a cerimônia de posse dos novos integrantes do CNJ.
O ministro afirmou que, durante inspeções realizadas pelo conselho em tribunais de todo o país, verificou-se casos de mau uso do dinheiro público e de falta de transparência nos gastos:
– As inspeções sugerem ausência de efetivo controle, ou um controle extremamente débil, externo e interno, especialmente na justiça dos estados. É fundamental que avancemos mais e mais no sentido do controle e da transparência dos gastos.
Fonte: Anajustra, com o jornal O Globo
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.