- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Na última semana, a Fenajufe e os sindicatos de base desempenharam uma séria de iniciativas exigindo dos tribunais o imediato pagamento dos passivos devidos aos servidores, como quintos e 11,98% [principal e juros]. Na quarta-feira [10], Dia Nacional de Lutas convocado pela Federação, vários sindicatos realizaram manifestações e reuniões com as administrações dos tribunais para reivindicar que esse direito, conquistado pelos servidores há mais de 13 anos, seja quitado logo.
A Fenajufe encaminhou ofício aos presidentes dos tribunais superiores, solicitando audiências para apresentá-los a preocupação dos servidores. O coordenador geral da Fenajufe Roberto Policarpo já se reuniu com o presidente do STF, ministro Gilmar Mandes [leia a matéria: Coordenador da Fenajufe trata de passivos e PL 319 com presidente do STF] e também com o presidente do CSJT, ministro Rider Nogueira de Brito. Na segunda-feira, 15 de dezembro, será a vez do presidente do STM, ministro Flávio de Oliveira Lencastre, receber a Federação para tratar dos passivos.
Em todas as audiências, a diretoria da Fenajufe tem ressaltado o descontentamento da categoria com a demora dos tribunais para quitar a dívida e também reivindica que seja levado em consideração o fato de os servidores já terem conquistado esse direito há muitos anos. Durante ato com os servidores de Goiás, promovido pelo Sinjufego/GO, o coordenador da Fenajufe Rogério Fagundes comentou o descaso da administração dos tribunais e do governo em relação a essa dívida. Chegamos ao final do ano e corremos o risco de sermos preteridos no recebimento dos passivos. Temos colegas que sequer receberam a URV.
Na próxima semana, a Fenajufe cobrará um retorno daqueles tribunais que ainda não responderam à solicitação de audiência para discutir os passivos. Também continuará em contato com a Secretaria de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento para saber os resultados da negociação, no âmbito do Executivo, sobre os recursos necessários para a solução desse impasse. A secretária da SOF, Célia Correa, ficou de apresentar uma proposta até a quarta-feira [10], mas até o momento a Fenajufe não obteve qualquer resposta.
Da Fenajufe Leonor Costa
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.