- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Na última terça-feira, 26 de outubro, os sindicatos promoveram o Dia Nacional de Mobilização e de Lutas em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09, seguindo a decisão da reunião ampliada da Fenajufe, que aprovou também um calendário de luta, com greve de 24 horas no dia 11 de novembro e indicativo de greve a partir de 17 de novembro. No entanto, na avaliação da Fenajufe, as mobilizações ainda precisam ser intensificadas, o suficiente para preparar a categoria para a deflagração da greve em novembro. Pelo levantamento feito a partir de informações vindas dos próprios sindicatos, poucos foram os Estados que fizeram grandes atos unificados e reuniram todos os ramos do Judiciário Federal e do MPU, sem mostrar o nível de organização que o momento exige para garantir a aprovação dos PCSs ainda este ano.
Os coordenadores de plantão ressaltam que é preciso uma atuação mais forte nos próximos dias, com o objetivo de construir a greve de 24 horas em 11 de novembro, que será um dia crucial para forçar o retorno das negociações com o governo, uma vez que nesta data já estará definido o próximo presidente da República. Isso porque representantes do atual governo garantiram, em várias conversas com o ministro César Peluso, que as negociações a respeito da previsão orçamentária dos PCSs serão submetidas ao presidente eleito no próximo dia 31 de outubro.
As atividades do dia 26 foram importantes, mas é necessário intensificarmos ainda mais as mobilizações em todos os estados, o que garantirá a construção de uma greve por tempo indeterminado na segunda quinzena de novembro. Não teremos outra saída a não ser deflagrar um movimento grevista, caso até o dia 17 as negociações com o governo federal não tenham avanços. Por isso, as próximas semanas e a greve de 24 horas do dia 11 serão os momentos em que os sindicatos terão para preparar a categoria, explica Fátima Arantes, coordenadora de plantão.
Os diretores também orientam que, até o dia 11, todos realizem assembleias em seus estados para discutir e definir com a categoria o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17. Além disso, os sindicatos devem informar à Fenajufe o tipo de atividade que realizarão no dia 11 de novembro, enviando informações para o e-mail imprensa@fenajufe.org.br. O objetivo da Fenajufe é dar visibilidade às mobilizações e também incentivar a participação da categoria nas atividades em todos os estados.
É fundamental divulgarmos as nossas ações, pois isso ajuda a mobilizar ainda mais a categoria. Além disso, dia 11 servirá para a construção de uma possível greve prevista para a segunda quinzena de novembro, enfatiza o coordenador de comunicação Jean Loiola, ao orientar que os sindicatos informem suas ações à Fenajufe.
Ele reforça, ainda, a avaliação de que as atividades dos próximos dias devem ser mais fortes que as realizadas nesta terça-feira, 26 de outubro. Sabemos das dificuldades de cada sindicato, sendo que alguns ainda estão negociando com as administrações os efeitos da greve deste ano. No entanto, é preciso uma maior atuação para que a categoria se sinta motivada a retomar a luta ainda este ano, pois sabemos que somente a unidade de todos os estados poderá pressionar o Judiciário, o MPU e o Executivo a finalmente fechar uma negociação concreta, explica Jean.
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.