- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Greve desde os dias 3 e 5 de maio
Sitra-AM/RR: A greve dos servidores no TRT do Amazonas, que teve início em 3 de maio, completou nesta segunda-feira [24] 22 dias. A adesão à greve segue no interior do estado. A greve na JT atinge Manaus e cinco cidades do interior. Na última sexta-feira [21], os grevistas da JT participaram de ato unificado em frente ao TRE, com os colegas da JE e da JF.
Sinjeam-AM: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 3 de maio, os servidores da JE entraram nesta segunda-feira [24] no 22º dia do movimento paredista. Apesar de haver pressão do TRE, o movimento continua cada vez mais forte. Na área judiciária estão sendo processadas apenas as ações de natureza urgente, como mandado de segurança, habeas corpus e liminares. Aderiram ao movimento os de seis cidades cartórios, além de Manaus. As assembleias de avaliação na Justiça Eleitoral são permanentes, acontecendo todos os dias, às 15h. Na última sexta-feira [21], os grevistas da JE participaram de ato unificado em frente ao TRE, com os colegas da JT e da JF.
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 5 de maio, com boa adesão da categoria. O sindicato realiza assembleias extraordinárias diárias, com um número crescente de participantes. Muitos setores estão seguindo a orientação sindical para fazerem rodízio, mantendo apenas 30% de servidores públicos em suas funções. Varas federais e do trabalho e cartórios e zonas eleitorais do interior estão na paralisação. Na Justiça do Trabalho há greve em quatro cidades. Na Justiça Eleitoral 36 cartórios eleitorais estão em greve. Na Justiça Federal, já são 4 cidades no movimento.
Greve desde o dia 6 de maio
Sintrajud-SP: Os servidores de São Paulo iniciaram greve no dia 6 de maio. Os Oficiais de Justiça das Justiças Federal e Trabalhista entraram na greve, com adesão de 70%. No Fórum da Barra Funda a greve atinge 90%. Os servidores do TRE, em assembleia nesta quinta-feira [20], decidiram paralisar as atividades no dia 26 de maio. Na terça-feira [25], será realizada uma assembleia no TRE para demonstrar aos desembargadores a disposição de luta por parte da categoria. Além da capital, na Justiça do Trabalho há greve em 21 cidades. Na Justiça Federal, o movimento grevista conta com a adesão de servidores de 6 cidades.
Sintrajusc-SC: Servidores da JT estão em greve desde o dia 6 de maio. Na JF, os servidores iniciaram a greve no dia 10. Na JE a greve iniciou em 11 de maio. Em assembleia na sexta-feira [21], os servidores aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado. A próxima assembleia será no dia 26. A greve em Santa Catarina atinge, na Justiça do Trabalho na Capital [2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º VTs e Distribuição] e VTs de 8 cidades. Na Justiça Federal, há greve e paralisação na Capital [prédio-sede e Ceman] e em varas de 4 cidades. Na Justiça Eleitoral, o movimento paredista atinge a Capital [TRE e 12ª ZE] e 24 zonas eleitorais do interior.
Sindjus-AL: Servidores do Judiciário iniciaram greve por tempo indeterminado no dia 6 de maio, com boa adesão, e nesta segunda [21] completou 19 dias. Nesta segunda-feira [24], a concentração da greve foi em frente ao TRE, onde foi realizado um ato público. Para amanhã [25], os servidores grevistas intensificarão a luta em frente ao prédio-sede do TRT, a partir das 8 horas. No horário da tarde, os servidores se concentrarão em frente ao prédio da Justiça Federal.
Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos entraram na greve nacional no dia 6 de maio. Na sexta-feira [21], o sindicato realizou assembleia estadual. Na Justiça do Trabalho, a greve atinge Porto Alegre [25 Varas Trabalhistas e portaria em 16 VTs; setores administrativos, central de mandados e protocolo, com portaria; setores do TRT; Arquivo; Transporte; Artífices e Memorial], e VTs de 47 cidades. Na Justiça Federal, há servidores em greve em Porto Alegre [alguns setores da 1ª Instância e do TRF], e 12 cidades do interior. Na Justiça Eleitoral, o movimento atinge Porto Alegre [alguns setores do prédio Anexo do TRE], e cartórios e zonas eleitorais de 15 cidades. A Justiça Militar uma cidade realizada paralisação de 1 hora diária.
Sintrajufe-MA: Servidores da JF, do Fórum Trabalhista e do TRT sede iniciaram no dia 6 de maio, a greve por tempo indeterminado. Na Justiça Federal, apenas os casos considerados emergenciais estão sendo atendidos. Os servidores do TRE deflagraram a greve por tempo indeterminado no dia 10 de maio. A mobilização avança, consolidada na capital e seguindo para o interior. Além de São Luis, estão greve servidores de 3 grandes municípios do interior. No MPU, o estado de greve permanece, com atividades ligadas à mobilização.
Sisejufe-RJ: O Rio de Janeiro iniciou a greve no dia 6 de maio, que se mantém nos cincos foros federais. O Comando de Greve do Rio deliberou realizar atos públicos em frente aos diferentes tribunais. O primeiro ato acontecerá nesta terça, 25 de maio, às 15h, em frente ao TRE Sede. No Foro da JF da avenida Venezuela e no TRF os servidores fazem duas horas de paralisação, das 12h às 14h. No TRT e no TRE houve arrastões, com grevistas percorrendo todos os setores de trabalho e conversando com os colegas que ainda não aderiram à greve. Na Seção Judiciária do Rio de Janeiro os servidores também fazem paralisação durante todo dia.
Greve a partir dos dias 7 e 10 de maio
Sindjufe-BA: Servidores do TRE da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado no dia 7 de maio. No TRT da 5ª Região e na Justiça Federal os servidores entraram na greve no dia 10 de maio. Servidores da Justiça Federal Militar também estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 12 de maio. Nesta segunda-feira [21], a greve na Bahia atinge, Justiça Federal: Capital [70%] e Interior [80%]. Justiça do Trabalho: TRT e Varas Trabalhistas da Capital e de várias cidades do interior. Justiça Eleitoral: Capital [TRE e cartórios] e cartórios eleitorais de 102 cidades do interior. Nesta terça-feira [25], haverá ato, às 9h, no TRT do Comércio. Na quarta [26], às 13h, será realizada assembleia geral no TRE. Na quinta-feira [27], às 13h, terá apresentação do filme italiano Cidade aberta, na JF. E na sexta-feira [28], o sindicato promoverá, às 13h, atividade lúdica e coquetel, no TRE.
Sintrajufe-PI: Os servidores no Piauí entraram em greve por tempo indeterminado no dia 10 de maio. Completando 15 dias de movimento grevista no Piauí, durante a manhã desta segunda-feira [24], os trabalhadores reuniram-se no prédio do Fórum Trabalhista. A greve cresceu, com a adesão dos servidores de Picos, que pararam as atividades na cidade e enviaram representantes para as manifestações na Capital. O ato desta terça [25] será realizado na Justiça Federal, ao lado do HUT.
Greve a partir do dia 12 de maio
Sindiquinze-SP: Os servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região iniciaram no dia 12 de maio a greve por tempo indeterminado pela aprovação do PL 6613/09. Além das varas e fóruns de Campinas e da sede do TRT-15, também aderiram à greve servidores de 32 cidades da 15ª Região.
Sintrajuf-PE: No dia 12 de maio, os servidores em Pernambuco iniciaram a greve no TRE e TRT. Até o momento estão parados 65 cartórios eleitorais, além da sede do TRE. Na Justiça do Trabalho a greve continua firme e na capital, 16 VTs estão parcialmente em greve. Também há servidores em greve mais sete cidades do interior. Nesta segunda-feira [24], os grevistas da JT se concentraram na Sudene [Varas do Trabalho]. Na terça-feira [25], a concentração será no TRT, às 8h, com passagem pelas varas. No TRE, nesta segunda e terça-feira [24 e 25], os servidores estarão concentrados na sede. De lá, comissões de mobilização visitarão os cartórios de Olinda e Paulista. Os servidores do TRF fizeram paralisação das 15h às 17h nesta segunda. Na Justiça Federal haverá panfletagem.
Sinjutra-PR: A greve por tempo indeterminado na JT do Paraná começou no dia 12 de maio. Nesta segunda-feira [24], a Vara de Trabalho de Dois Vizinhos entrou em greve. Com a decisão, o número de cidades paralisadas chega a 32, das 46 que abrigam a Justiça do Trabalho no estado. Isso significa que 70% do total dos municípios onde há representação do TRT no Paraná encontram-se em greve.
Sindjuf-PB: Os servidores entraram no dia 12 de maio em greve por tempo indeterminado. No TRE-PB, a adesão ao movimento grevista está em torno de 40%. No TRT em João Pessoa, as atividades encontram-se paralisadas.
Sinsjustra-RO/AC: A greve teve início no dia 12 de maio. Em Rondônia, além da capital, outras 11 varas do interior também aderiram à paralisação. Já no Acre, os servidores de Sena Madureira estão na greve.
Sitraemg-MG: A greve em Minas foi deflagrada no dia 12 de maio. As cidades de Juiz de Fora e Uberlândia têm realizado atos e paralisações. Em greve, já são 12 cidades no total, além de Belo Horizonte. Além disso, agentes de segurança e oficiais de justiça do TRT e da Justiça Federal também confirmaram adesão à greve. Diversas cidades têm entrado em contato com o sindicato e pedindo materiais da greve.
Greve a partir de 14 de maio
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá iniciaram a greve por tempo indeterminado no dia 14 de maio. Na Justiça Eleitoral, a greve atinge o TRE e zonas eleitorais da capital e do interior. Na Justiça do Trabalho, há greve em Belém e em Santarém [duas VTs, mais a Distribuição e Central de Mandados]. No Amapá, Fórum Trabalhista, as quatro VTs, Distribuição e Central de Mandados de Macapá estão em greve por tempo indeterminado, e servidores de VTs de mais duas cidades do interior. Na Justiça Federal, a 3ª Vara Federal e o Juizado Especial do Belém aderiram à paralisação na última sexta-feira [21]. A 4ª Vara Federal entrou em greve a partir desta segunda-feira [24] e a 2ª Vara Federal a partir da quarta-feira [26], em razão da correição que está sendo realizada na vara. Os servidores da Justiça Militar decidiram entrar em greve a partir desta terça-feira [25].
Estados que já decidiram entrar em greve nos dias 25 e 26 de maio
Sindjero-RO: Reunidos em assembleia geral na quinta-feira [20] servidores da Justiça Eleitoral de Rondônia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, 25 de maio. Os servidores decidiram essa data para que o sindicato siga a legislação e informe ao tribunal no prazo de 72 horas.
Sindjef-AC: Servidores das Justiças Eleitoral e Federal no Acre estão estado de greve. Eles decidiram de deflagrar greve a partir de 26 de maio. Também já foi instituído Comando Greve composto por servidores de ambos os órgãos.
Estados que ainda vão deliberar sobre a greve
Sinpojufes-ES: Os servidores realizam paralisação de duas horas. Nesta segunda [24], acontece assembleia geral para votar o indicativo de greve por tempo indeterminado. A expectativa do sindicato é iniciar a greve no dia 27 de maio. As paralisações parciais estão tendo uma boa adesão da categoria, especialmente no TRE, com a participação de mais de 90%. No TRT, a adesão foi em torno de 30%, mas o sindicato espera que ela cresça.
Sindjufe-TO: Os servidores do TRE e da Justiça Federal decidiram manter o estado de greve e realizar uma nova assembleia no dia 26 [quarta-feira].
Sindjufe-MS: Em estado de greve, os servidores decidiram realizar manifestações na segunda, quarta e sexta-feira próximas [24, 26 e 28 de maio], a partir das 15 horas, em órgãos diferentes a cada dia. Na segunda-feira [24], o ato aconteceu em frente ao prédio do TRE/MS. Na sexta-feira [28], será realizada nova assembleia para deliberar mais greves parciais ou por tempo indeterminado.
Sindjus-DF: Os servidores estão em estado de greve e participarão de assembleia geral no dia 25 de maio para votar o indicativo de greve.
Sinje-CE: Em assembleia realizada na quinta-feira [20], o sindicato deliberou por realizar paralisação com avaliação diária, nesta segunda feira [24], das 16h30 às 18h. Foi formada uma comissão para fazer corpo a corpo de conscientização nos setores da Justiça Eleitoral.
Sintrajurn-RN: Na sexta-feira [21], cerca de 200 servidores pararam suas atividades no TRT e no TRE, entre às 10h e 15h. A primeira paralisação aconteceu no TRT 21 das 10h às 15h. No TRE/RN, a mobilização foi das 13h às 15h. A mobilização no TRT continua na próxima quarta-feira [26], a partir das 10h. No TRE, os servidores aprovaram paralisação de 24 horas no dia 28 e assembleia para definir os rumos do movimento. Na Justiça Federal, a assembleia setorial de quarta-feira [19] deliberou pela paralisação das atividades nos próximos dias 26 e 28 de maio, a partir das 14h.
Sindissétima-CE: Na quinta-feira [20] os servidores realizaram uma paralisação de 2 horas. A concentração foi no prédio sede do TRT, das 10h30 às 12h30. E na sexta [21], no prédio do Fórum Autran Nunes, das 8h às 10h.
Sintrajufe-CE: Os servidores JF, em estado de greve, reunidos em Assembleia Geral decidiram pela paralisação e ato público no dia 26 de maio, a partir de 13h às 15h. Ao final do ato a categoria analisará como está o andamento pela aprovação do PL 6613 e decidirá os rumos do movimento.
Da Fenajufe Leonor Costa, com informações dos sindicatos
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.