- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Representado pela Diretora Kelma Lara Lima, o Sindissétima esteve presente na palestra do economista Márcio Pochmann de lançamento do seu livro “O Sindicato Tem Futuro?” realizada no dia 14 de julho, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará.
Durante o evento, Pochmann, que também é pesquisador e professor da UNICAMP, abordou as dificuldades que os sindicatos enfrentam na atual fase disruptiva, pós-industrial, com a necessidade de adaptar-se aos novos desafios propostos pela era tecnológica.
Em sua fala, Márcio explanou sobre como a visão prejudicada do coletivo pode afetar a realidade sindical atual: “em uma sociedade em que nós estamos caminhando para o individualismo, em que, cada um que for mais competitivo, vai encontrar um emprego, eu não tenho mais com quem falar sobre os meus anseios, dúvidas e minhas dificuldades”. Para o pesquisador, a função dos sindicatos de ouvir a sua base é essencial para o fortalecimento da estrutura sindical.
Pochmann também explicou a necessidade de identidade e pertencimento da classe trabalhadora: “nada vai mudar no brasil de forma sustentada se não vier da classe trabalhadora organizada. E os sindicatos no brasil, apesar de suas dificuldades, representam o principal instrumento das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. É uma instituição fundamental para a democracia no nosso país.
Para a Diretora Kelma, “a palestra trouxe a percepção de que o sindicato precisa inovar e chegar mais próximo dos sindicalizados e ter neles um parceiro de caminhada, fazendo com que eles se sintam sempre apoiados, e que eles encontrem no sindicato aquela força no momento de fragilidade”.
O Sindissétima fez a aquisição de 20 unidades do livro “O Sindicato Tem Futuro?” e realizará sorteio da obra para os sindicalizados e sindicalizadas, por meio de prévia inscrição dos interessados em formulário, que será divulgado em breve.
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.