ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Oficiais de Justiça

31 de março de 2000 / Ver outras notícias: Ver todas

Oficiais de justiça do Judiciário Federal e do Judiciário Estadual participaram, na tarde desta quarta-feira [24], de uma audiência pública no Senado Federal, que marcou o Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça. De iniciativa do senador Paulo Paim [PT-RS], a audiência contou com a participação de representantes da Fenajufe, da Fenassojaf [Federação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais] e da Fojebra [Federação Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil]. O objetivo do evento, organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, foi tratar de temas peculiares aos oficiais de justiça.

A mesa foi composta pelos senadores Sérgio Zambiasi, José Nery e Serys Slherassenko, pelo presidente da Fojebra, Paulo Sérgio Costa da Costa, pelo presidente da Fenassojaf, Joaquim Castrillon, pelo advogado Rudi Cassel, que é assessor jurídico da Fenassojaf e de vários sindicatos filiados à Fenajufe, e por um representante da subsecretaria para a Reforma do Judiciário.

Na audiência, foram tratados temas como atribuições dos oficiais, riscos da atividade, melhores condições de trabalho e segurança e aposentadoria especial. Os presidentes da Fojebra e da Fenassojaf falaram sobre as características da atividade e a importância da união entre oficiais estaduais e federais, destacando que o movimento produziu resultados importantes, como os vários projetos que tramitam no Congresso Nacional e a conquista da aposentadoria especial nos mandados de injunção impetrados no Supremo Tribunal Federal.

O presidente da Fojebra, Paulo Sérgio Costa da Costa, apresentou imagens do dia a dia dos oficiais e das condições a que estão expostos, vítimas de homicídios, agressões e toda sorte de problemas decorrentes da profissão. Ressaltou que o oficial sofre com tentativas que são prejudiciais à carreira, como as recentes ações diretas de inconstitucionalidade do Governo do Paraná e de associação de magistrados, contrárias à Resolução 48 do Conselho Nacional de Justiça, que exigiu curso superior para o cargo.

Joaquim Castrillon, presidente da Fenassojf e coordenador da Fenajufe, ressaltou a importância do movimento associativo e sindical, falou de várias conquistas decorrentes da união dos oficiais estaduais e federais e a necessidade de acompanhamento da reforma do Código de Processo Civil. Também afirmou a disposição da Fenassojaf continuar atuando em conjunto com a Fojebra para enfrentar as etapas que virão, a exemplo dos desdobramentos da aposentadoria especial.

O advogado Rudi Cassel, autor de vários mandados de injunção com decisão favorável à aposentadoria especial para os oficiais de justiça, relatou as diversas ações que garantiram a vitória na primeira etapa e as ameaças que surgirão no Legislativo, a começar pelo Projeto de Lei Complementar [PLP] 554/2010, que pretende regulamentar a aposentadoria especial de policiais, em substituição à Lei Complementar 51/85.

Segundo Rudi Cassel, o PLP 554/2010 tramita na Câmara dos Deputados em tempo recorde e afasta garantias fundamentais como paridade e integralidade dos proventos, além de promover a revisão de aposentadorias de policiais que adquiriram o direito na vigência da Lei Complementar 51/85. “Se aprovado e inseridas as demais atividades de risco [oficiais e agentes, por exemplo], o projeto representa a anulação da possibilidade de aposentadoria especial, pois a tornará inviável”, explicou Rudi.

De acordo com o advogado, em artigos específicos do PLP 554/2010, há referência expressa à quebra da paridade e da integralidade, além da determinação de revisão de aposentadorias concedidas com base na Lei Complementar 51/85, permitindo a retirada de paridade e integralidade conquistadas anteriormente.

A coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes participou da audiência, ao lado de oficiais de justiça avaliadores federais de vários Estados.

Da Fenajufe, com informações da Assessoria Jurídica da Fenassojaf


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP