- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Para aposentados, aposentadas e pensionistas, os recursos para pagamento do reajuste ficarão a cargo do Poder Executivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, manifestação pela recomposição salarial, indicando reajuste de 5%. A mensagem é resposta a uma consulta da Casa Civil quanto ao interesse do Poder Judiciário da União de ser contemplado na revisão geral das remunerações e subsídios da Administração Pública Federal.
No ofício, Fux informa que o percentual a ser aplicado é de 5% sobre a remuneração de membros e servidores e servidoras ativos do Poder Judiciário da União.
Já para aposentados, aposentadas e pensionistas, os recursos para pagamento do reajuste ficarão a cargo do Poder Executivo, com base na ampliação de teto decorrente da EC 114/2021.
No cálculo do STF, o impacto do reajuste no orçamento dos tribunais perfaz um total de pouco mais de R$ 827 milhões:
Para viabilizar a aplicação do índice de 5%, haverá remanejamento de despesas e a implementação, obedecerá a critérios específicos.
Na Justiça do Trabalho, a ideia é que haja o remanejamento de recursos de despesas discricionárias, no valor de R$ 326.660.512,57.
A Fenajufe articula reunião com o STF para melhor detalhar a forma de implementação da recomposição anunciada e alerta que ainda não há garantia acerca do reajuste proposto, haja vista que depende da iniciativa do Executivo.
Fonte (com adaptações): https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8842-em-resposta-a-consulta-do-governo-stf-indica-reposicao-de-5
Foto da Capa: Divulgação/STF
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.