ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Economia

17 de maio de 2009 / Ver outras notícias: Ver todas

O governo federal reduziu a previsão de crescimento da economia em 2009 de 2% para 1%. O dado consta do relatório bimestral de reavaliação do Orçamento deste ano.

No final do ano passado, o governo chegou a prever um crescimento de 3,5%.Mas o impacto da crise econômica sobre a economia brasileira foi maior do que o projetado inicialmente na lei orçamentária. Em março, a estimativa já tinha caído para 2%, depois da forte retração do PIB de 3,6% registrada no último trimestre do ano passado.

A estimativa do Orçamento ficou abaixo da previsão feita pelo Banco Central em março, que indica um crescimento da economia de 1,2% em 2009. Esse número é revisado no final de cada trimestre, na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação.

Fora do governo, no entanto, as previsões continuam apontando para uma queda no (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país).

Os economistas consultados pelo BC na pesquisa semanal Focus, por exemplo, apostam em retração de 0,49%. Já o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê queda de 1,3%.

Dólar e juros

A reavaliação do Orçamento também traz novas estimativas para outros indicadores econômicos.

O governo reduziu previsão para o IPCA (índice oficial de inflação) de 4,5% para 4,3%. Para o IGP-DI, caiu de 4,16% para 2,01%. A estimativa para taxa Selic média no ano caiu de 10,8% para 10,25%. Para o dólar, recuou de R$ 2,31 para R$ 2,23.


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP