- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
A delegação do Sindissétima, composta por Charles Bruxel, Euvaldo Ferreira Gomes, Marcus Rógens, Gileno Melo Sabóia e Luciano Dídimo desembarcou nesta quinta-feira dia 09/11 em Campo Grande-MS para participar da XXI Plenária Nacional da Fenajufe, que neste ano teve como tema "Desmontar o PJU e o MPU é sequestrar a cidadania". O evento aconteceu no Hotel De Ville de 09 a 12/11/2017.
Delegação do Sindissétima desembarca em Campo Grande
No primeiro dia, após o credenciamento, foi composta a mesa de abertura com os representantes das seis forças da Executiva da Fenajufe, representate do Sindicato anfitrião SINJUF/MS, representantes da Coordenadora do Cone Sul, e Secretário Geral da FJA – José Luis Ronconi, Secretário de Relaciones da AFJU – Pablo Elizaldi.
Mesa de Abertura da XXI Plenária Nacional da Fenajufe
Delegação do Sindíssétima participando da Assembleia
Na sexta-feira dia 10/11 foi dado início aos trabalhos, sendo submetido à aprovação da assembleia o Regimento Interno do evento. Em seguida realizou-se um painel para Análise da Conjuntura Nacional e Internacional com Nildo Ouriques, Rodrigo Rodrigues e Aurora Maria Miranda Borges, da Anfip, falando sobre a Reforma da Previdência.
Ao final da manhã, o Conselho Fiscal apresentou seu parecer sobre as contas referentes ao período de sete meses (março a setembro), que ao final, foram aprovadas com ressalvas.
Conselho Fiscal dando parecer sobre a prestação de contas
Na parte da tarde, três ônibus levaram os participantes do evento para participar de ato no Centro de Campo Grande promovido pelas Centrais Sindicais, que definiu o dia 10/11 como Dia Nacional de Mobilização em defesa dos direitos, contra a reforma trabalhista, contra o desmonte da previdência e do PJU, pelo fim do trabalho escravo, pela valorização do serviço público!
Na manhá do sábado dia 11/11 aconteceram as falas de Marilane Oliveira Teixeira – Abordagem Política de Estado mínimo e Reforma Trabalhista e Terceirização, Rodrigo Oliveira de Ávila – Relação da Política de Estado mínimo com o pagamento da dívida; e Vera Miranda – Abordagem sobre o desmonte no PJU e MPU por meio das resoluções dos tribunais, fazendo link com a destruição da carreira e desfragmentação. Em seguida foi dado início aos debates e posteriormente o médico do trabalho Fernando Feijó e o psicólogo Bruno Chapeleiro falaram sobre Saúde do Trabalho e Assédio Moral.
Vera Miranda – Abordagem sobre o desmonte no PJU e MPU
Na parte da tarde foram dados informes e relatos sobre lutas e ações de pautas específicas do Judiciário e do MPU como implementação do NS (nível superior para técnico judiciário), quintos e 13,23%, Resolução 219/2016, rezoneamento e terceirização, bem como outros relatos gerais (PLS 116, data base e negociação coletiva, reajuste de benefícios, parcelas do reajuste, etc.
Adriana Faria, Coordenafora Jurídica e Parlamentar da Fenajufe, fazendo relato sobre o PLS 116, data base e negociação coletiva.
Jose Rodrigues Costa Neto, Diretor de Finanças da Fenajufe, falando sobre os Quintos, afirmou que a Federação está trabalhando diuturnamente para garantir a continuidade do recebimento da parcela, em respeito à coisa julgada e à segurança jurídica.
Em seguida foi dado início à apreciação de recursos de decisões da Diretoria Executiva da Fenajufe. Foram apresentados dois recursos pelo coordenador Gerardo Lima, sendo o primeiro da decisão que o afastou das funções de coordenador e o segundo da decisão que negou fiiação do Sindojus (Sindicato dos Oficiais de Justiça do Distrito Federal) à Fenajufe. Passada essa etapa iniciou-se a votação das propostas de resolução.
A primeira Resolução aprovada pela Plenária Nacional foi proposta pelo Coletivo Luta Fenajufe e convoca trabalhadores à resistência. Confira o texto da Resolução aprovado clicando aqui.
No domingo dia 12/11, último dia da Plenária, prosseguiu-se nos debates com relação às propostas de resolução apresentadas. Após votação final do plenário, foi definido que a XXII Edição será realizada no estado da Bahia.
As resoluções serão publicadas no site da Fenajufe.
A Plenária aprovou também o calendário de lutas assim definido:
– 27 de novembro – Participação na audiência pública e entrega de documentos exigindo a não aprovação de projetos contra os servidores;
– 28 de novembro – Caravanas a Brasília e cerco ao Congresso Nacional contra a Emenda Constitucional 95/16 e as reformas e em defesa dos serviços públicos;
– 29 de novembro – Visitas ao aos ministros do STF e entrada de ações contra a MP 805/17, que eleva a contribuição previdenciária e congela os reajustes dos servidores do Executivo, e contra a Emenda Constitucional 95/16, que congela por 20 anos o orçamento público;
– Incorporar ao calendário da Fenajufe e de suas entidades filiadas a jornada de lutas aprovada pelo Fonasefe.
Foto Oficial da XXI Plenária Nacional da Fenajufe
Avaliação da delegação do Sindissétima:
O evento, comparado a outros da Fenajufe, foi bastante produtivo. Mesmo temas polêmicas e divergentes foram resolvidos dentro do que se espera de um espaço político qualificado: com tranquilidade, organização e argumentos. Algumas questões remanescentes não puderam ser deliberadas e serão discutidas em uma Reunião Ampliada da Fenajufe a ser designada. Destaque para o calendário de lutas aprovado e para a necessidade de resistência aos inúmeros ataques aos servidores públicos. Importante apontar também a aprovação de Resoluções envolvendo variados temas de interesse da categoria (luta contra as reformas, data-base, NS para os técnicos judiciários, atuação jurídica para garantir o direito de resposta contra os ataques midiáticos etc.). A delegação do Sindissétima buscou sempre votar em conformidade com os anseios de nossa base, que almeja valorização e não aguenta mais ser alvejada por mentiras e leis prejudiciais. O Sindissétima compôs a "Fenajufe pela Base – Frente de Sindicatos de Trabalhadores do PJU/MPU", grupo de coalizão constituído por várias entidades sindicais com o intuito de atuar em conjunto e apontar novos caminhos para o fortalecimento e aprimoramento da Fenajufe. Os delegados do Sindissétima, além de participarem dessa Frente, buscaram ainda dialogar e trocar ideias com os mais diversos delegados e observadores presentes em Campo Grande, priorizando sempre os interesses da categoria, independentemente de qualquer coisa. O inteiro teor da Plenária foi transmitido ao vivo, estando os vídeos do evento disponíveis no canal da Fenajufe no Youtube.
#XXIPLENARIANACIONALDAFENAJUFE
#PJU
#MPU
#ContraAsReformas
#NenhumDireitoAMenos
#PelaValorizaçãoDoServiçoPúblico
#Fenajufe
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.