ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Consumidor

12 de março de 2009 / Ver outras notícias: Ver todas

Os consumidores já podem encontrar quatro modelos de eletrodomésticos com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no preço de quatro eletrodomésticos da chamada linha branca: geladeiras, fogões, tanquinhos e máquinas de lavar – inclusive as com capacidade acima de 10 quilos, que antes não estavam contemplada no decreto. A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira (17), e terá validade de três meses. O imposto sobre geladeiras, que era de 15%, caiu para 5%; os fogões, tiveram redução de 5% para zero; já as máquinas de lavar, que tinham imposto de 20%, agora tem de 10%; e para tanquinhos, o corte foi de 10% para zero.

De acordo com Jorge Herzog, vice-presidente executivo do grupo Pão de Açúcar, que abrange as lojas Extra, a redução já foi aplicada no último sábado. “Estava com o ministro (da Fazenda Guido Mantega) na sexta-feira (17) quando tive a notícia e decidimos ainda aplicar um bônus de 5% para esses produtos, além de uma promoção especial de crédito, dividindo em 15 vezes sem juros”, contou.

A rede Bompreço também aproveitou o impulso do Governo e cortou integralmente o imposto destes produtos. As lojas também oferecem parcelamentos extensos, que permitem dividir o valor dos itens em até 15 vezes no cartão da rede. A assessoria do Bompreço acredita que a medida impulsionará as vendas do Dia das Mães e já estima crescimento de 20% nessa linha de produtos para o período. Para Jorge Herzog, do Pão de Açúcar, a expectativa estimada também é de 20% de crescimento nas vendas destes itens. “Já percebemos o aumento nas vendas e também um grande número de pessoas pesquisando os preços para comprar no Dia das Mães”, afirma.

Outras redes também apostaram na redução do IPI para alavancar as vendas do Dia das Mães. A Insinuante já publicou um encarte com ofertas dos itens que tiveram o corte de imposto. Nos sites das Lojas Americanas e Casas Bahia a primeira página lembra os consumidores do corte e oferece condições especiais para as compras.

Contemplados
Para Jorge, a redução destes itens tem fatores importantes. Um deles é que, desta forma, o Governo Federal estaria ampliando as medidas para ajudar na economia do País, já que a redução do IPI já está em vigor na indústria, com os automóveis, e na Construção Civil, que teve redução no valor dos materiais. “Outro fator importante é que os produtos contemplados com a redução tem uma contribuição social já que se trata de geladeiras e lavadoras, por exemplo”, completou.

MEDIDAS

– Medidas de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tomadas pelo Governo Federal para minimizar os efeitos da crise na Economia do Brasil

11 de dezembro de 2008 – Governo Federal anuncia a redução do IPI para as montadoras.

30 de março de 2009 – O Governo prorroga o IPI reduzido para o setor automotivo por mais três meses (até junho), em contrapartida da manutenção dos empregos pelas montadoras. Também estendeu o benefício para as motocicletas e para materiais de construção.

17 de abril de 2009 – O Ministério da Fazenda amplia a lista de materiais de construção com isenção do IPI nos próximos três meses. A nova lista inclui mais seis tipos de produtos. A isenção vale até 16 de julho. É anunciada também a redução do IPI da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos).

Fonte: Governo


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP