- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
As ações de mobilização tiveram início na terça-feira (19/10) com uma recepção no aeroporto de Brasília para pressionar os parlamentares. Ainda durante o dia, os representantes dos sindicatos dialogaram com parlamentares para debater a PEC, entre eles, Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Ruy Carneiro (PSDB-PB), Rogério Corrêa (PT-MG) e Zeca Dirceu (PT-PR). Além do diálogo com os deputados, no período da tarde, as entidades de base e o representante da FENAJUFE, reuniram-se no Anexo II da Câmara dos Deputados onde houve falas e palavras de ordem.
Na quarta-feira (20) o SINDISSÉTIMA/CE compôs agenda, junto de outras entidades sindicais no Senado Federal. Os representantes dos sindicatos se reuniram com Adroaldo Portal, assessor da liderança do PDT no Senado. Adroaldo apresentou apontamentos sobre o cenário de tramitação da PEC, ressaltando que o governo tem encontrado dificuldades de articulação com o Congresso Nacional e que isso, aliado à proximidade do fim da legislatura (ano eleitoral), aumentam as chances de derrota da PEC 32. Nesse sentido, ele destaca que a mobilização das entidades têm sido essencial para postergar a votação da proposta.
O Assessor também apresentou que existem outras matérias importantes em discussão no Congresso – como a PEC do Ministério Público (PEC 05) e a PEC dos Precatórios – e que a Reforma não tem sido considerada como prioridade, inclusive por setores do centrão e da base aliada do governo. Embora isso, pode haver ainda a intenção, por parte do Presidente da Câmara, Arthur Lira, de colocar a PEC em votação para angariar uma conquista política ainda em seu primeiro ano à frente da Câmara dos Deputados. Essa possibilidade deve manter a oposição e as entidades sindicais em alerta.
O Diretor do SINDISSÉTIMA-CE, Marcus Rógenes, afirma que há chances reais de vitória contra a Reforma Administrativa e que isso apresenta perspectivas positivas para o movimento sindical e para a defesa dos serviços públicos, tendo vista o cenário de ataques e retirada de direitos que vendo se apresentando nos últimos anos. Reitera, ainda, que é de fundamental importância que se mantenha a luta em espírito de unidade, a fim de se potencializar as ações de pressão, seja no diálogo com os parlamentares nos Estados e em Brasília/DF, assim como na cobrança nas redes sociais e juntos às bases eleitorais.
Os dirigentes ainda puderam abordar o Senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE), que se dispôs a marcar reunião com as entidades na próxima semana.
A última reunião do dia foi realizada entre as entidades sindicais e o Coordenador da FENAJUFE, Fernando Freitas, onde foram debatidas estratégias de ação e mobilização para as próximas semanas, incluindo a necessidade de ampliação desse debate dentro da Federação. Tendo em vista que o momento é decisivo e que as entidades estão vigilantes quanto às manobras e intenções do governo, os representantes indicam, desde agora, a convocação de atos nos estados e em Brasília, no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público.
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.