- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação será realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano. Esta é uma grande vitória das instituições que lutam pela democratização da comunicação no país. A data foi marcada na reunião do dia 3 de fevereiro, no Palácio do Planalto, entre os participantes da comissão pró-conferência com representantes do Gabinete Civil, Secretaria de Comunicação Social, Chefe de Gabinete e Secretaria Geral da Presidência da República e Ministério das Comunicações.
A conferência foi anunciada pelo presidente Lula no Fórum Social Mundial, realizado em Belém, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, e também pelos ministros Luiz Dulci e Dilma Rousef. A conferência abordará todos os temas do setor, entre os quais, telecomunicações, banda larga, inclusão digital, radiodifusão pública e comercial, modelo digital, rádios e TVs comunitárias. Os debates ocorrerão nas etapas municipais, regionais, estaduais até a nacional, em dezembro, em Brasília. O comitê organizador será tripartite e contará com a presença de representantes de organizações da sociedade, do governo e de empresários.
Participaram da reunião no Palácio do Planalto dirigentes e militantes das seguintes entidades: Sindicato dos Jornalistas do DF, TV Comunitária do DF, Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), Federação Interestadual dos Trabalhadores de Empresas de Rádio e TV (Fittert), CUT nacional, Conselho Federal de Psicologia, Intervozes, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Movimento Negro Unificado (MNU), Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Executiva Nacional dos Estudos de Comunicação Social (Enecos) e Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Também estiveram presentes a deputada Luiz Erundina e assessores do deputado Walter Pinheiro.
Atuação da Fenajufe
A coordenadora da Fenajufe Sheila Tinoco, que tem acompanhado as mobilizações em defesa da realização da Conferência, ressalta que a convocação oficial por parte do Executivo, anunciada pelo presidente Lula no Fórum Social Mundial e também definida em reunião no Palácio do Planalto no último dia 3, é resultado da luta e do empenho das organizações que se reuniram em torno da Comissão Pró-Conferência durante todo o ano de 2008. A coordenadora da Fenajufe explica que além de organizações do movimento pela democratização da comunicação, também participam dessa luta entidades dos movimentos sociais e sindical, como a Fenajufe, a CUT Nacional e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).
No início de dezembro, as organizações entregaram ao Executivo as assinaturas do abaixo-assinado reivindicando a imediata convocação, por parte do governo federal, da Conferência Nacional de Comunicação. A Fenajufe, que enviou o formulário aos sindicatos de base e também disponibilizou um link em sua página na internet, entregou um documento com 800 assinaturas colhidas pela coordenadora Sheila.
O movimento pela democratização da comunicação mostrou sua força durante todo o ano de 2008 e agora obteve uma importante vitória com a convocação oficial da Conferência. E a Fenajufe continuará nesta luta, contribuindo no que for possível junto com as demais organizações da comissão pró-conferência, enfatiza Sheila.
Fonte: Fenajufe
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.