- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
A forte posição e articulação da Fenajufe à frente do movimento que defende a recomposição salarial não só de servidoras e servidores do PJU e MPU, mas de todas as categorias do funcionalismo público, recebeu destacada atenção pela imprensa nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de janeiro respectivamente.
Jornais como a Folha de São Paulo e Valor Econômico citaram a mobilização do conjunto da categoria do Judiciário Federal através da Fenajufe, ao solicitar que o ministro Luiz Fux, presidente do STF e do CNJ, assuma posição em defesa de toda o funcionalismo. O movimento é clara oposição ao que tenta fazer Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional, de privilegiarem apenas algumas poucas categorias, em detrimento da grande maioria das carreiras do Serviço Público.
Folha e Valor trouxeram declarações do coordenador Thiago Duarte quanto a defesa do princípio da isonomia, solicitada a Fux pela Fenajufe. “A reunião tem por objetivo de garantir a autonomia do Judiciário na questão orçamentária e pedir ao ministro Fux que ele se posicione a favor do princípio da isonomia, que existe na Constituição, e que o reajuste seja para todos e não só para a base bolsonarista”, declara o dirigente ao jornal, que teve a citação também reproduzida por mais uma dezena de jornais estaduais e locais.
Também a edição impressa da Folha de São Paulo trouxe nota, na coluna Painel, a respeito da pretensão da Fenajufe. Com o título que permite dupla interpretação, "Mais essa", a nota repercute a publicação da matéria no site, relacionada ao final desta notícia.
O tema levantado pela Fenajufe – defesa do princípio da isonomia no trato com as demais carreiras do Serviço Público – levou ministros do Supremo Tribunal Federal a alertarem integrantes do governo sobre o risco da concessão de reajustes salariais apenas para algumas categorias, o que pode resultar numa “enxurrada de ações no Judiciário, levando o STF a decidir pela extensão da medida a todos os servidores”.
O Dia
Ainda atuando na linha de frente da articulação de servidoras e servidores públicos na defesa da recomposição salarial, a Fenajufe também recebeu atenção especial no tratamento do tema pelo diário carioca O Dia. Em entrevista ao veículo, a coordenadora Lucena Pacheco reafirmou posição da Fenajufe em defesa do reajuste não só para servidoras e servidores do PJU, mas como de todo o segmento do funcionalismo público: “"A Fenajufe encaminhou, em nome dos servidores e servidoras do Judiciário Federal, ao STF, pedido de mediação junto aos outros poderes para que o reajuste aconteça. A proposição de reajuste para os servidores do Poder Judiciário é de iniciativa do chefe do poder, por isso da cobrança direta ao Ministro Fux, mas é bom deixarmos bem claro que estamos juntos com todo o funcionalismo dos demais poderes. Entendemos que o conjunto de servidores que atuam para que a sociedade receba os serviços devidos a ela e que se encontram em torno de pelo menos seis anos com os salários congelados merecem respeito", diz Lucena. A notícia completa está nos links relacionados mais abaixo.
A seguir, veja um apanhado do que foi notícia citando a Fenajufe na quarta-feira (12) e quinta-feira (13):
O Dia:
Jota:
https://www.jota.info/jotinhas/o-que-pedem-as-categorias-de-servidores-que-ameacam-greve-13012022
BR247:
Folha de São Paulo:
Aberta: https://outline.com/ThpNFd
Aberta: https://outline.com/mSEmk7
Valor:
– Aberta: https://outline.com/LySyAm
– Aberta: https://outline.com/zE7Sac
O Antagonista
Fenajufe pede reunião sobre reajuste salarial com Fux (oantagonista.com)
Revista Crusoé
https://crusoe.com.br/diario/fenajufe-pede-reuniao-com-fux-para-negociar-reajuste/
– Aberta: https://outline.com/nXXNjp
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.