- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
O Sindissétima permanece atuando forte para garantir a adoção de medidas de segurança para os servidores do TRT/CE.
Nesse sentido, os diretores do Sindissétima, Adail Araújo e Fred Carioca, participaram da reunião do Comitê de Segurança Institucional, ocorrida em 03/10/2016. Importante frisar que os representantes do sindicato defenderam que sejam respeitadas as atribuições do cargo de Agente de Segurança Judiciária e que se evitasse fazer desvio de função já que o quadro é bastante limitado. Argumentou-se que os agentes de segurança não devem acompanhar os oficiais de justiça em mandados de risco porque eles não podem proteger nem a vida deles e nem a dos oficiais, já que não contam com nenhum equipamento de segurança. Em relação à exigência de que os Agentes de Segurança dirijam, defendeu-se que tal tarefa somente poderia ter sido exigida caso esse requisito tivesse constado no edital do concurso respectivo.
A despeito dessas divergências, segute a íntegra da ata.
Ata da Reunião do Comitê Segurança Institucional – 03.10.2016
Assunto da Reunião: |
Reunião – Segurança Institucional |
Data da Reunião: |
03/10/2016 |
Local da Reunião: |
Gabinete da Presidência |
Nome |
Entidade/Unidade |
LUISA ELISABETH TIMBÓ CORREA FURTADO |
Secretária Geral da Presidência |
FRANCISO JOSÉ PONTES IBIAPINA |
Diretor Geral |
LUIZ CARLOS MACHADO |
Secretário de TI em exercício |
ANA PAULA BORGES DE ARAUJO ZAUPA |
Secretária de Gestão Estratégica |
ANTONIO GONÇALVES PEREIRA |
Presidente da AMATRAVII – Ausente |
FRANCISCO ADAIL GOMES DE ARAÚJO |
Representante do SINDISSÉTIMA |
JOAREZ DALLAGO |
Secretário de TI |
KLAYTON COELHO DE SOUZA |
Diretor da Divisão de Segurança |
PEDRO FREDERICO CARIOCA BARBOSA |
Representante do SINDISSÉTIMA |
REGINALDO GARCIA DUPIM |
Servidor convidado de TI |
JOSE ELIVALTON CHAVES DE FREITAS |
Divisão de Segurança |
Pauta |
Decisões |
Proad 354/2015 – Política de Segurança da Informação |
O servidor Joarez esclareceu da diferença entre a segurança patrimonial e pessoal e a segurança da informação, que são assuntos muito específicos e acaba que os especialistas em segurança patrimonial pouco contribuem para a da informação e vice-versa. A separação visa também melhorar os trabalhos relacionados a cada tema prestando maior eficiência às reuniões de segurança e quando necessário fazer uma reunião conjunta. Desta forma se propõe a criação de uma comitê de segurança de informação que junto ao presente comitê seriam subordinados a Comissão de Segurança Institucional, e quando necessário ambos os comitês poderão realizar reuniões conjuntas. A composição do Comitê de Segurança da Informação seria composto por: 1 – Secretário Geral da Presidência; 2 – Diretor Geral; 3 – Secretário de TI; 4 – Representante do Escritório de Segurança; 5 – Representante da AMATRAVII; 6 – Representante do SINDISSETIMA; Deliberação – Sugere-se: 1) Que os representantes de TI sejam retirados do Comitê de Segurança Institucional e passam a participar do Comitê de Segurança da Informação; 2) Que seja aperfeiçoada a Portaria n° 334/2016 com a nova composição, excluindo o Secretário de TI e adicionando o Diretor da Divisão de Segurança e Transporte e inclusão do novo representante do SINDISSETIMA – PEDRO FREDERICO CARIOCA BARBOSA; 3) O Comitê de Segurança da Informação ficará responsável pela elaboração de minuta da Política da Segurança da Informação; 4) Deverá ser revisada a Resolução TRT7 n° 313 para incluir as mudanças sugeridas e atualizada segundo a Resolução CNJ n° 176 e 239; 5) Grupo misto de servidores elaborará minuta de alteração dos normativos para apreciação da Comissão de Segurança Institucional, sendo indicado os seguintes servidores: REGINALDO GARCIA DUPIM; KLAYTON COELHO DE SOUZA; a Diretoria Geral indicará um servidor; IGOR BESSA MENEZES; e ANTONIO CARLOS DOS SANTOS; 7) O grupo apresentará propostas de Resolução no prazo de 20 (vinte) dias, a constar da publicação da Portaria. |
Controle de circulação no Tribunal |
Na reunião anterior apresentado pela DSET sugestão de alteração do Art. 4º do Ato n° 76/2011-PRES, com o objetivo de restringir ao máximo o acesso de pessoas estranhas nas instalações do Tribunal, porém houve questionamento quanto aos entregadores de refeições, que poderiam ter um cadastro prévio na recepção. A Comissão e o Comitê, no entanto, não deliberaram sobre a mudança proposta pela DSET neste artigo. O servidor Klayton, informou que existe um PG 010104/2016-7, tratando do assunto que atualmente encontra-se na SAOF. Foi solicitado a conversão do processo em PROAD para que seja possível que a Comissão tenha acesso aos autos e possa deliberar sobre a matéria com mais informações, incluso quanto a circulação dos entregadores. O servidor Klayton solicitou reforço para conscientizar os setores acerca do fato da impossibilidade de estagiários ficarem sozinhos nos setores e com porte da chave do setor. Foi solicitado ainda que o contrato de gestão do chaveiro seja dado à Divisão de Segurança. |
Proad 536/2015 – MEMO TRT7.SAOF Nº 105/2015 – Readequação do horário das atividades de Segurança no Complexo Sede (Proad 1007/2016) |
A proposta do Comitê é que seja observada a necessidade de escala das 06 às 20hs no Tribunal e no Fórum, para possibilitar o controle de chegada dos servidores e terceirizados, bem como atender as ações institucionais do Tribunal. Encaminhar ofício circular para orientar aos magistrados e servidores para tentarem obedecer aos horários da segurança do Tribunal, visando preservar a segurança patrimonial. |
Proad 183/2015 – Condução de Veículos por Técnicos Judiciários – Área Administrativa – Especialidade Segurança |
O Comitê entende que a condução de veículos por Agente de Segurança deva ocorrer na proteção de autoridades e no estrito cumprimento das suas funções de segurança, para condução defensiva de veículos no acompanhamento de autoridades, diferentemente da condução de veículos para atividades típicas da atividade de motoristas, como a condução de veículos para transporte de materiais e processos ou de deslocamento de grupo de servidores para realização de atividades institucionais, a não ser que haja necessidade de segurança destes. Todos os Agentes de Segurança devem apresentar carteira de motorista para complementar o cadastro funcional. Quanto ao acompanhamento de oficiais de justiça, está sendo tratado no convênio que está sendo firmado junto à Polícia Militar para ações quinzenais de acompanhamento de oficiais para cumprimento de mandados em área de risco e condução coercitiva. O servidor Frederico ficou de pesquisar os convênios existentes de colaboração com as PM’s para cumprimento de mandados, no prazo de 20 (vinte) dias. |
PROAD 3574/2016 – Crachá institucional |
Será providenciado uma ação de atualização dos cadastros a ser noticiada na intranet e após será efetivado a emissão dos crachás pela Divisão de Segurança através de um cronograma a ser fixado. Aliar a ação ao do PROAD n° (ver com Luiz Carlos). Varas o interior receberão os crachás via malote. |
Deliberações finais |
O servidor Klayton informou da existência do PROAD n° 2023/2016 que trata do fechamento do acesso da Casa Sede do Tribunal restringido somente para carros oficiais e a entrada e saída dos carros dos servidores se daria pelo portão da Coronel Linhares. O comitê sugere ou o fechamento de ambos os portões da casa sede e a entrada e saída seria realizada pelo portão da Coronel Linhares; bem como, o fechamento do portão de pedestre para o estacionamento existente na entrada da Desembargador Leite Albuquerque, para impedir o acesso de estranhos às dependências do Tribunal sem passar por identificação em uma portaria. O Comitê, diante da atividade realizada junto a Vara de São Gonçalo do Amarante, que fosse implementada uma ação institucional para a presença de seguranças em dias específicos para acompanhamento das atividades de audiência em uma ação de presença, para dar uma maior sensação de segurança aos servidores e ao público. Será elaborado um cronograma pela Divisão de Segurança para avaliação dos custos envolvidos. O servidor Klayton alertou da realização do evento de Gestão Estratégica de Segurança Institucional nos dias 29 e 30/11 realizado pela empresa LOGOS – Inteligência e Planejamento Estratégico e o comitê deliberou por indicar um membro da Comissão de Segurança Institucional para participar do curso. |
Confira o arquivo original: Ata da reunião do Comitê Segurança Institucional – 03.10.2016
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.