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Diretores presentes: Abel, Bernadette, Charles, Miguel, Kelma, Luciano e Nobre;
Colaboradores presentes: Célia Roque.
Reunião iniciada em torno de 15:30h.
1)A colaboradora Célia de Sá Roque ressaltou a importância de que seja realizada a restauração da estrutura metálica da quadra coberta. Apresentou orçamento da empresa MP (Metalplay Ltda.), cujo valor total foi de R$14.400,00 (quatorze mil e quatrocentos reais), para “serviço de troca de cantoneiras e preparação de pintura em epóxi”. Foi dito que após buscados orçamentos com outras empresas (IMC-Saste, Prolume Rainha Metalúrgica, Empresa do Sr. Edvaldo e Spool Montagens) somente a Metalplay se interessou pelo serviço. Ressaltou-se a urgência do serviço, haja vista os riscos de acidentes. A colaboradora Célia, após se manifestar, foi embora. A proposta foi aprovada por unanimidade;
2)O colega Luciano ressaltou que as festas realizadas ano passado (Dia das Crianças e Dia do Servidor) talvez tenham tido um gasto excessivo. Bernadette então solicitou que a presente discussão constasse em ata e acrescentou que o motivo do gasto excessivo foi o fato de terem sido realizadas duas festas. Reafirmou que as duas festas foram aprovadas em Diretoria. O colega Luciano, entretanto, disse que o formato das festas também foi aprovado em Diretoria, porém, quando parte da Diretoria estava viajando para as Olimpíadas Nacionais foi alterado o formato sem a consulta prévia dos ausentes. Bernadette ressaltou que mudou o formato das festas por necessidade e que contatou e decidiu com a participação dos Diretores Miguel e Charles;
3)Diante do tópico “1”, o colega Miguel sustentou a importância de que seja destinada uma maior quantia para a manutenção, reforma e melhorias do clube. Defendeu, assim, que seja garantida uma fonte de recursos permanente para a Sede Social. Sugeriu-se a criação de uma contribuição voluntária, a qual seria cobrada em março de cada ano, no percentual de 0,4% sobre a remuneração bruta. Os servidores que não se interessassem em contribuir, deveriam se manifestar em sentido contrário à cobrança;
4)Sobre a presunção de anuência do servidor, o colega Nobre ressaltou os diversos problemas que poderiam ocorrer. Discutiu-se, então a insuficiência financeira crônica por que passa o sindicato. As sobras mensais giram em torno de 10 a 20 mil reais, quantia insuficiente para o desenvolvimento dos inúmeros projetos políticos e sociais necessários para o crescimento/engrandecimento do da instituição e da categoria. Iniciou-se o debate acerca da majoração da alíquota mensal do sindicato, sugerindo-se o retorno ao percentual de 0,5% mensais sobre a remuneração bruta;
5)O colega Abel complementou que, acaso aprovada a majoração mensal da alíquota, fosse destinado mensalmente um percentual dos valores da arrecadação para a Sede Social e a atividade esportiva. Tal valor deveria ser depositado em conta específica, a fim de evitar confusão de recursos;
6)O colega Miguel, então, concordou em retirar sua proposta e concordar com majoração da alíquota mensal. Os presentes então, por unanimidade, aprovaram a convocação de assembleia para majoração da alíquota mensal do sindicato para 0,5%. Foi aprovada, também, a proposta do colega Abel descrita no item “4”, ficando deliberado que a quantia ou o percentual destinado à Sede Social e ao esporte fosse decidido posteriormente;
7)O restante da Diretoria requereu e aprovou a retirada do tópico “2” da ata, uma vez que impertinente aos debates. A Presidente Bernadette discordou e fez questão de manter o tópico;
8)Foi realizada consulta aos diretores que se ausentaram da reunião da diretoria anterior sobre a periodicidade das reuniões da Diretoria. O colega Abel propôs que a periodicidade quinzenal fosse mantida durante os primeiros três meses de mandato. Após, deveria haver revisão de tal periodicidade. A Diretoria aprovou tal proposta;
9)O colega Abel suscitou a necessidade de mudança na imagem do Sindissétima, haja vista a descrença da categoria em relação à entidade. O colega Charles destacou que os mais novos na carreira ignoram ou entendem a instituição como insignificante, em virtude de um déficit histórico de atuação do Sindissétima e de divulgação das ações, sendo necessário um maior fluxo de informações. Os colegas Abel e Nobre sugeriram que fosse mudada a forma de mídia, com informativos mais curtos, objetivos e que destacassem as conquistas e as lutas do Sindissétima. A Diretoria concordou com as ideias, mas entendeu que o tema era atinente ao Planejamento Estratégico. Sugeriu-se ao diretor Nobre a marcação de uma reunião com o jornalista;
10)Os presentes aprovaram que o planejamento da nova gestão para o biênio fosse formulado com a condução e a intermediação de um profissional qualificado e com experiência na área sindical. Os colegas Abel, Miguel e Bernadette ficaram de buscar o profissional junto a outros sindicatos;
11)Os colegas Luciano e Nobre se retiraram da reunião, por conta de compromissos pessoais;
11)Aprovou-se a convocação de uma reunião com os demais sindicatos do Judiciário Federal no Ceará (Sinje e Sintrajufe), com urgência;
12)O planejamento da nova gestão para o biênio será tratado em Plenária de Planejamento, a ser realizada no dia 15/03 (15 de março), em local a ser definido;
13)As discussões de planejamento deverão ser encaminhadas por email entre Diretores, a fim de que o tema amadureça e se desenvolva até o dia da realização da Plenária de Planejamento. O assunto será tratado também nas próximas reuniões de Diretoria;
14)Próxima reunião em 13/02, às 15h;
15)Sobre o Grupo de Trabalho Regional de Carreira, foi acertado que a minuta do Ato de Diretoria que regulamenta o grupo de trabalho seria lida pelos diretores e aprovada por discussões via email. As varas e setores serão informados e incitados a participarem do grupo.
Reunião encerrada em torno de 17:40h.
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