- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
Por 263 votos a sete e com seis abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de terça-feira (9/6) requerimento de urgência para análise do Projeto de Lei 5.829/05, do Superior Tribunal de Justiça, que cria varas federais.
De acordo com o texto, um substitutivo elaborado na Comissão de Trabalho que ainda será apreciado pelos parlamentares em outra sessão, 230 varas federais serão criadas em todo o país para incentivar a interiorização da Justiça. Para tanto, mais de 8 mil vagas terão de ser abertas.
A localização das Varas será estabelecida com base nos critérios técnicos definidos pelo Conselho da Justiça Federal, especialmente os constantes do Indicativo de Carência de Varas e Juizados da Justiça Federal (ICVJF), afirma o texto, relatado pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN).
A orientação favorável dos partidos, incluindo os oposicionistas, não impediu que parlamentares protestassem contra a urgência na análise dessa matéria. Votar sim significa votar pelo aumento de despesas em um momento de crise econômica, afirmou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). Eu não entendo a agonia de alguns parlamentares em agradar o Judiciário, complementou o deputado Silvio Costa (PMN-PE).
O projeto é de autoria do Superior Tribunal de Justiça. “Não é justo que um habitante do interior deva percorrer longas distâncias para exercitar sua cidadania, mesmo porque a maioria deles, sem condições para tais deslocamentos, acaba por desistir daquilo que lhe é devido e sucumbe diante de algo que o desfavoreça”, diz a justificativa do projeto.
O presidente da Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Ricardo de Castro Nascimento e o diretor de Assuntos Legislativos da entidade, Décio Gabriel Gimenez, acompanharam a votação durante todo o dia e comemoraram a aprovação. “Agora vamos trabalhar pela aprovação definitiva do PL 5.829/2005, mas a urgência é um grande passo”, afirmou Décio.
Com informações do portal Congresso em Foco.
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.