ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Ampliação

26 de maio de 2008 / Ver outras notícias: Ver todas

Por 263 votos a sete e com seis abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de terça-feira (9/6) requerimento de urgência para análise do Projeto de Lei 5.829/05, do Superior Tribunal de Justiça, que cria varas federais.
 
De acordo com o texto, um substitutivo elaborado na Comissão de Trabalho que ainda será apreciado pelos parlamentares em outra sessão, 230 varas federais serão criadas em todo o país para incentivar a interiorização da Justiça. Para tanto, mais de 8 mil vagas terão de ser abertas.
 
“A localização das Varas será estabelecida com base nos critérios técnicos definidos pelo Conselho da Justiça Federal, especialmente os constantes do Indicativo de Carência de Varas e Juizados da Justiça Federal (ICVJF)”, afirma o texto, relatado pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN).
 
A orientação favorável dos partidos, incluindo os oposicionistas, não impediu que parlamentares protestassem contra a urgência na análise dessa matéria. “Votar sim significa votar pelo aumento de despesas em um momento de crise econômica”, afirmou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). “Eu não entendo a agonia de alguns parlamentares em agradar o Judiciário”, complementou o deputado Silvio Costa (PMN-PE).
 
O projeto é de autoria do Superior Tribunal de Justiça. “Não é justo que um habitante do interior deva percorrer longas distâncias para exercitar sua cidadania, mesmo porque a maioria deles, sem condições para tais deslocamentos, acaba por desistir daquilo que lhe é devido e sucumbe diante de algo que o desfavoreça”, diz a justificativa do projeto.
 
O presidente da Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Ricardo de Castro Nascimento e o diretor de Assuntos Legislativos da entidade, Décio Gabriel Gimenez, acompanharam a votação durante todo o dia e comemoraram a aprovação. “Agora vamos trabalhar pela aprovação definitiva do PL 5.829/2005, mas a urgência é um grande passo”, afirmou Décio.
 
 
Com informações do portal Congresso em Foco.


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP