- INSTITUCIONAL
- COMUNICAÇÃO
- GESTÃO
- TRANSPARÊNCIA
- JURÍDICO
- CARREIRA
A última reunião ampliada da Fenajufe, realizada no dia 12 de setembro, definiu um novo calendário de mobilizações em defesa da revisão salarial. E, com isso, os servidores do Judiciário Federal e do MPU em todo o país estão sendo convocados pelos sindicatos e pela Fenajufe para participarem do Dia Nacional de Lutas em seus respectivos Estados, na próxima quarta-feira, 23 de setembro. Neste dia, a categoria deverá ir às ruas mostrar às administrações dos tribunais que estão se preparando para intensificar a luta e até mesmo para deflagrar, se preciso for, uma greve por tempo indeterminado em defesa de suas reivindicações.
A diretoria da Fenajufe ressalta que embora o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, tenha enviado a minuta de proposta aos presidentes dos tribunais superiores isso não quer dizer que a vitória da categoria esteja garantida, uma vez que é necessário, ainda, enviar a proposta ao Congresso Nacional e conseguir as alterações reivindicadas pelos servidores. A Federação informa também que continua em contato direto com os representantes dos tribunais superiores para convencê-los a melhorar o conteúdo da proposta de revisão salarial, contemplando os pontos discutidos na última reunião ampliada, como: continuidade dos debates em torno do plano de carreira; manutenção da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; supressão do Artigo 6º, estendendo a GPT aos agentes de segurança; diminuição da diferença salarial atual entre os cargos de auxiliares, técnicos e analista; prioridade no incremento do vencimento básico em relação às gratificações; entre outras reivindicações.
O coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo avalia que o momento exige um esforço por parte de todos os servidores para intensificar a luta em nível nacional e, por isso, orienta que todos os sindicatos, sem exceção, promovam atividades com a categoria na próxima quarta-feira [23], como parte do Dia Nacional de Lutas em defesa da revisão salarial. De acordo com ele, para que o trabalho da Fenajufe em Brasília tenha mais efeito junto aos tribunais superiores é fundamental que a categoria mostre o seu poder de mobilização, não descartando, inclusive, a deflagração de um movimento grevista.
Luta para garantir reivindicações da categoria
A coordenadora de plantão Sheila Tinoco explica que a Fenajufe vai continuar trabalhando para conseguir, ainda no âmbito do Judiciário, alterar os pontos negativos da proposta de revisão salarial, seguindo as resoluções da reunião ampliada. Ela ressalta, no entanto, que esse trabalho será feito ao mesmo tempo que as articulações pelo envio imediato do projeto ao Congresso Nacional.
A Fenajufe vai reforçar a sua atuação para que todos os pontos contidos na proposta dos diretores gerais considerados pela categoria como negativos sejam retirados, conforme orientação da reunião ampliada. Mas também vamos atuar para que o projeto de revisão salarial siga logo para o Legislativo e batalhar, ainda, por mudanças durante sua tramitação no Congresso Nacional, ressalta.
Sheila Tinoco afirma que a Federação precisa garantir as alterações na proposta e seu envio imediato ao Congresso Nacional, mas isso só será possível com uma forte pressão em Brasília e nos Estados. Nesse sentido, ela orienta que os sindicatos promovam manifestações na próxima quarta-feira. De acordo com ela, no dia 23, em Brasília, o Sindjus-DF promoverá assembleia geral na Praça dos Tribunais.
A coordenadora da Fenajufe solicita que todos os sindicatos enviem para o e-mail: imprensa@fenajufe.org.br todo o calendário de mobilização do próximo dia 23 de setembro. O objetivo, segundo ela, é mostrar para as administrações do Judiciário Federal e do MPU o empenho da categoria por uma proposta de revisão salarial que contemple suas reivindicações.
Da Fenajufe Leonor Costa
This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.