Segundo dia do Congrejufe é marcado por muitos entraves e poucas deliberações

29 de abril de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

20160428_213747

O segundo dia do Congrejufe foi marcado por muitos entraves e poucas deliberações. As atividades começaram com atraso e foi colocado em votação o regimento interno do evento. Quando colocada em votação a proposta de elastecimento do prazo de credenciamento dos delegados de forma a possibilitar a participação daqueles que se encontravam em Brasília acompanhando a votação do regimento de urgência do PL 2648/2015 na Câmara dos Deputados, gerou-se muita polêmica, com grupos radicalmente contra e outros favoráveis. A votação, em pleno ano de 2016 é feita de forma arcaica, onde os delegados levantam seus crachás para que seja feita a contagem de votos um a um, por pessoas escolhidas para ir passando em cada fileira da plenária tocando braço a braço. Tal votação levou mais de uma hora, vencendo a proposta de elastecimento com 285 votos a favor e 192 contrários.

Outros pontos de de alteração do Regimento Interno fez com que o tempo de praticamente todo o dia fosse utilizado para tal fim. O Regimento Interno já com as alterações deliberadas pode ser acessado clicando AQUI.

Somente à noite foi dado início à votação das propostas de alteração estatutária, mas diante das ínumeras propostas apresentadas, que totalizaram 344, a mesa indicou as sete que achava mais relevantes, devendo as demais serem apreciadas na Plenária Estatutária da Fenajufe.  Como foram credenciados 539 delegados, o quórum necessário para aprovar qualquer alteração no Estatuto ficou em 271 votos. Depois de horas de discussão numa mesa conduzida de forma desorganizada, com levantamento de inúmeras questões de ordem, conseguiu-se votar duas das sete propostas.

IMG-20160428-WA0027

A primeira proposta votada aprovou a alteração do Estatuto de forma a permitir apenas uma reeleição aos diregentes da Federação. A segunda proposta apreciada não aprovou a alteração do nome da entidade de Federação Nacional dos Trabalhadores para Federação dos Servidores Públicos do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União.

A limitação a apenas uma reeleição dos dirigentes representa uma vitória para a categoria, uma vez que promove a revovação periódica da direção, evitando-se a perpetuação de dirigentes por anos a fio, como acontece atualmente.

Os exaustivos trabalhos se encerraram por volta de 22:30hs e os delegados representantes do TRT7 participaram incansavalmente até o final das votações.

20160428_213925