Relato da Representante do Sindissétima na participação do Grupo de Trabalho Nacional de Carreira

14 de outubro de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

Relato da Kelma Lara Costa sobre a participação dela, como representante do Grupo de Trabalho Regional de Carreira do Sindissétima, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional de Carreira, ocorrida dia 12/10, a partir de 10h, na sede da Fenajufe.

Em breve, os documentos atinentes (propostas apresentadas, discutidas, a serem discutidas pelo grupos de trabalho regionais etc.) serão enviados ao Sindissétima pela Fenajufe. O sindicato inclusive já criou um menu próprio no site para as informações relativas ao Grupo de Trabalho Regional de Carreira do Sindissétima.

Reunião do GT Nacional de Carreira

Brasília, 12.10.2016.

10h – iniciou-se a Reunião do GT Nacional com um breve relato dos trabalhos realizados pela comissão interdisciplinar junto ao STF, em que estavam presentes os Coordenadores, Gerado Filho, Cristiano Moreira, Costa Neto, Júlio Cesar Brito, entre outros. Em seguida, foi apresentada pela comissão, aos representantes dos GTR´s, a Sra. Vera Miranda, assessora técnica, contratada pela fenajufe para auxiliar nos trabalhos. A reunião se desenvolveu, com a Sra. Vera Miranda, apresentando a sistematização de todas as propostas apresentadas pela categoria desde 2009 até o presente momento, esclarecendo que as propostas apresentas dali em diante serão discutidas em nova reunião do GTN que será realizada na primeira quinzena de novembro de 2016.  As propostas dividiram-se em vários eixos, a saber:

1. Eixo Geral (aposentadorias)
  2. Eixo Específico: (princípios gerais eixo gestão do trabalho – princípios e diretrizes 2009), conceitos propostas para gestão do trabalho 2009.
  3. Eixo Gestão do Trabalho – propostas remetidas ao GTN 2010-2016 – saúde do trabalhador e gestão do tempo e condições do trabalho – saúde do trabalhador, quadro de pessoal, força de trabalho e condições de trabalho: quadro efetivo de pessoal e força de trabalho (propostas remetidas ao GTN 2010-2016), terceirização e outras formas de trabalho precarizado, gestão do tempo, saúde do trabalhador, condições de Trabalho/ PJE.
  4. Estrutura da Carreira (propostas remetidas ao GTN 2010-2016)

Iniciou-se a leitura das propostas, ao mesmo tempo, que os representantes do GTR´s solicitavam destaques, os quais seriam discutidos após o término da leitura das propostas. Em razão de inúmeras propostas, e na tentativa de otimizar os trabalhos, a leitura se desenvolveu até o item Estrutura da Carreira.

12h: 40min/14h: 00min – Pausa para o almoço

14h – Informes das entidades presentes. Esta representante apresentou as propostas deliberadas em assembleia no dia 10.10.2016, as quais conforme explicitado acima, serão incluídos em nova sistematização. A questão do NS é ponto já definido em âmbito congressual, não houve qualquer contestação ou discordância. Após iniciaram-se a apresentação dos destaques (contradição ou adendo), e debates. Passou-se aos debates dos destaques, aqueles contemplados serão inseridos em uma nova sistematização e enviados aos sindicatos para apresentação ao GTR; os destaques não contemplados serão enviados à base para maior aprofundamento e discussão pela categoria, entre eles a Estrutura da Carreira.

18h – Encerramento.

KELMA LARA COSTA RABELO LIMA