ASSINE NOSSA NEWSLETTER


FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Sindissétima

Relato da Participação da Delegação do Sindissétima na XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe

30 de novembro de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

A Federação dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – FENAJUFE realizou, em Brasília/DF, de 24 a 27/11/2016, a XX Plenária Nacional Extraordinária. O Sindissétima, como entidade filiada à federação, enviou seus representantes para ajudarem na construção da luta e no aprimoramento da Fenajufe: Charles da Costa Bruxel (delegado), Marcus Rógenes Gomes Veras (delegado), Francisca Grazielle Carneiro Gonçalves (delegada), Kelma Lara Costa Rabelo Lima (delegada), Abel Teixeira Arimatéia (delegado), Euvaldo Ferreira Gomes (1º observador e suplente de delegado) e Claudionora Pires dos Santos (2ª observadora e suplente de delegado).

 

1º DIA DE EVENTO – 24/11

Confira o resumo do dia conforme site da Fenajufe:

XX Plenária Nacional da Fenajufe começa discutindo cenário de crise e ataque contra trabalhadores brasileiros

Debate de conjuntura aponta retrocessos da PEC 55 e reformas anunciadas pelo governo Temer

Análise: o primeiro dia foi marcado por exposições detalhadas e técnicas, feitas por convidados especialistas, a respeito do quão danosa é a PEC 55 (antiga PEC 241) para o Brasil e para o serviço público. Após debates, restou ainda mais evidente a necessidade de lutarmos contra a medida.

 

2º DIA DE EVENTO – 25/11

Confira o resumo do dia conforme site da Fenajufe:

Plenária institui e regula rodízio na Executiva

Plenária celebra Dia da Consciência Negra e desconstrói mito da democracia racial

Análise: o dia, infelizmente, foi pouco produtivo. Na maior parte do tempo se ficou discutindo o Regimento Interno da Plenária, com variadas propostas de alteração ao texto-base apresentado pela Diretoria Executiva da Fenajufe. Como consequência, as Salas de Consenso (espaços menores em que se tentaria chegar a propostas passíveis de poucas divergências e rápida aprovação no plenário da Plenária) foram retiradas do Regimento. Houve ainda uma inversão de pauta que fez com a discussão de Reforma Estatutária ficasse para o penúltimo ponto do evento. Após, analisou-se recurso sobre a apelidada "dança das cadeiras" (possibilidade de os suplentes das chapas eleitas para a diretoria executiva da Fenajufe trocarem de lugar com os titulares e entrarem no exercício do mandato, assim como a possibilidade de os titulares da chapa trocarem de cargo entre si). A Diretoria Executiva da Fenajufe tinha proibido a histórica prática. Mas a Plenária acolheu o apelo e aceitou a "dança das cadeiras", desde que, em síntese, respeitado o interregno mínimo de 1 ano para cada alteração na composição dos cargos do grupo eleito. Ao final, foi feita uma justa homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

 

3º DIA DE EVENTO – 26/11

Confira o resumo do dia conforme site da Fenajufe:

Grupos políticos abrem debate do terceiro dia da XX Plenária Nacional

Delegados da XX Plenária aprovam calendário de lutas contra a PEC do teto de gastos

Análise: pela manhã o debate se centrou em torno da aprovação de uma resolução sobre conjuntura nacional e internacional. Após o almoço, o evento se alongou até 22h para que fossem discutidas e aprovadas inúmeras propostas sobre o plano de lutas da categoria, destacando-se a necessidade de ação urgente contra a PEC 55. Foi reafirmada e aprovada ainda, com apoio da delegação do Sindissétima, a necessidade de lutar pela exigência de nível superior para os técnicos judiciários.

 

4º DIA DE EVENTO – 27/11

Confira o resumo do dia conforme site da Fenajufe:

Centrais sindicais conclamam unidade da luta na XX Plenária Nacional

Análise: após debates e deliberações sobre Políticas Permanentes, Modelo de Gestão e a Implicação na Saúde e na Carreira, Organização Sindical e Balanço da Fenajufe, somente à tarde (em torno de 16h) se iniciou a discussão sobre reformas estatutárias. Convém salientar que o 9º Congrejufe, por não conseguir exaurir sua pauta, delegou para a XX Plenária a análise dos temas remanescentes, com destaque para a questão estatutária. A Plenária ficou inclusive conhecida como "Estatuinte". Entretanto, pelo adiantado da hora (muitas delegações já tinham que se deslocar para o aeroporto a partir de 18h) e pela falta de vontade política de alguns grupos (destacadamente os ligados às centrais sindicais CUT e Conlutas), nenhuma reforma – mesmo aquelas que garantiam a participação dos servidores do interior na escolha de delegados para participar dos eventos da Fenajufe – passou, por falta de maioria absoluta. Diante do contexto, esvaziou-se a Plenária e, por falta de quórum, foi encerrada a pauta. Ao final, cada grupo na direção da Fenajufe fez um discurso e agradeceu aos presentes.

 

BALANÇO GERAL

O evento, como sempre, não foi produtivo como deveria. A pauta foi extensa demais. E, na sexta-feira, perdeu-se excessivo tempo com temas que não mereciam tamanha importância. A questão estatutária, fundamental para modernizar a Fenajufe em variados aspectos (acesso, participação direta, organização etc.) foi deixada de lado ou boicotada. Para alguns, a lenta e burocrática Fenajufe parece ser um modelo perfeito e acabado, que não pode nem merece ser aprimorado. Destaca-se que a produção que foi obtida decorreu da retirada de inúmeras propostas por seus autores e pelo método de votação tudo ou nada (propostas com variadas proposições somente poderiam ser aprovadas ou reprovadas integralmente, sendo proibidas emendas modificativas ou supressivas). Ainda assim a sensação é de frustração. Os delegados e observadores do Sindissétima sabem que o evento poderia ter sido melhor e estão estudando propostas para que as próximas instâncias nacionais da Fenajufe não caiam nos mesmos equívocos antiproducentes ocorridos nesta XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe.

 

ÍNTEGRA DO EVENTO EM VÍDEO

Confiram vídeos da íntegra do evento no canal da Fenajufe no Youtube.

 

RESOLUÇÕES APROVADAS

Serão disponibilizadas em breve no site da Fenajufe.

 

FOTOS

whatsapp-image-2016-11-27-at-10-18-03 whatsapp-image-2016-11-26-at-19-13-30 whatsapp-image-2016-11-25-at-13-56-52 whatsapp-image-2016-11-25-at-13-56-51 whatsapp-image-2016-11-25-at-13-56-50 whatsapp-image-2016-11-25-at-13-56-49 whatsapp-image-2016-11-25-at-13-55-35 whatsapp-image-2016-11-28-at-21-56-36-1 whatsapp-image-2016-11-28-at-21-56-36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

INSIRA SEU EMAIL

TOP