Participação da Delegação do TRT-7ª Região (Ceará) na XV ONJT – NATAL/RN

1 de dezembro de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

A delegação do TRT-7ª Região (Ceará) participou, no período de 19 a 26 de novembro deste ano, da XV Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação efetiva de 65 (sessenta e cinco) atletas nas mais diversas modalidades, entre elas: futebol society, futsal livre e master, voleibol de quadra feminino, basquete masculino, natação, atletismo, tiro ao alvo, pesca, xadrez, damas, dominó e tênis de mesa.

Nesta edição dos jogos a Delegação do TRT-7ª Região contou mais uma vez com o apoio do Sindissétima e do Grupo Ricardo Valente Advogados Associados.

A Delegação do Ceará fez uma homenagem especial ao atleta do futebol, nosso colega, Leonildo, que não está mais conosco em virtude de um linfoma. A homenagem emocionou os atletas e todos os presentes nos Jogos.

Apesar de nossa Delegação estar bastante desfalcada, conseguiu resultados expressivos. Saímos-mos muito bem por equipes. O Futebol Society e o Tiro ao Alvo Feminino foram ouro. O Futsal Livre e a Equipe de Damas foram prata. O Basquete Masculino, Voleibol de Quadra Feminino, Tiro ao Alvo Masculino e a Equipe de Xadrez foram bronze. O Tênis de Mesa Feminino foi prata por equipe, mas conquistou o troféu de Campeão pela pontuação alcançada.  O Atletismo, surpresa desta edição, nos presenteou com 13 medalhas, sendo: 5 ouros, 3 pratas e 5 bronzes. Além disso, todos os atletas que participaram desta modalidalidade pontuaram para equipe. A Natação, que é o símbolo da força da nossa Delegação, nos brindou com 18 medalhas, sendo: 6 ouros, 3 pratas e 9 bronzes. Nesta modalidade, também todos os atletas pontuaram para a equipe.

Composição das Equipes Coletivas:Voleibol de Quadra Feminino (Ana Jouse, Ana Karina, Célia, Deven, Maria Wanderlene, Kelyne, Luciana, Regina, Sílvia, Vera Lúcia e Maria Caroline); Tênis de Mesa Feminino (Graça Serra, Joana Angélica, Maria Iveline e Regina Eloy), Tênis de Mesa Masculino(Fernando Holanda, Francisco Adail e Francisco Fortuna), Basquete Masculino (Adriano, Amaral, Carlos Roberto, Danilo, José Carlos, Levi, Paulo Chaves, Paulo Romero, Max, Marcos Vinícius e Renato), Equipe de Damas (José Wellinton, José Odovalter e Fernando Holanda), Equipe do Xadrez (Francisco Fortuna, José Wellinton e João Batista), Equipe de Dominó (José Wellinton, José Odovalter e João Batista – Suplentes – Francisco Mendonça e Joana Angélica), Equipe de Pesca (João Batista e Flávio Mattos), Tiro ao Alvo Feminino (Claúdia Giovanna, Luiziane e Maria Iveline), Tiro ao Alvo Masculino (Luciano Ximenes, Paulo Esteféson e Vigorger), Voleibol de Areia – Quarteto de Areia Misto (Sílvia, Vera e Kelyne – Substituta e Luciano Ximenes, Marcos Vinícius e Fernando Freitas – Substituto) e Dupla Feminina Master (Sílvia e Vera Lúcia), Futsal Master (Carlos Augusto Gonçalves, Carlos Augusto Rios, Fernando Holanda, Francisco Adail, Gustavo, Jeová, José Odovalter, José Wellinton, Jurandir, Leuvanildo, Luiz Alberto e Vigorger. Laerte – Substituto), Futsal Livre (Aluísio, Daniel Vianna, Fernando Freitas, Francisco Adail, Francisco Mendonça, Gustavo, Iury, Luiz Alberto, Marcelo Costa, Marco Antônio, Ricarte e Túlio), Futebol Society (Aluísio, Daniel Vianna, Danilo, Fernando Freitas, Francisco Mendonça, Gustavo, Iury, Jeová, Jurandir, Marcelo Costa, Marco Antônio, Paulo Romero, Ricarte, Tiago Pita e Túlio.  Adail e Luiz Alberto – Substitutos).

O desempenho positivo da Delegação do Ceará somente foi possível face ao importante esforço dos treinadores: no Futebol, Luzimar (Bigode) no comando, conquistou o Campeonato no Futebol Society e o Vice-Campeonato no Futsal Livre; no Voleibol, Rafael Pontes consagrou sua técnica, com a conquista do Bronze; no Basquete Masculino Moreira deixou sua marca, conquistando o Bronze; na Natação e no Tênis de Mesa, apesar da ausência física, Herlane e Roberto Fortuna deixaram seus ensinamentos.

Como Atletas Destaque da Delegação tivemos:

Atletismo – Vigorger (2 Ouros – Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco), Amaral (1 Ouro – Lançamento de Disco e 1 Prata – Arremesso de Peso), Eliesa (1 Ouro – 800 m e 1 Prata – 1.500m), Danilo (1 Ouro – 800 m e 1 Prata – 400m),Deven (1 Bronze – Arremesso de Peso), Marcos Vinícius (2 Bronzes – 3.000m e 5.000m) e Dr. Plauto (2 Bronzes – 3.000m e 5.000m);

Natação – Ana Maria Fortuna (3 Ouros – 100m livres, 200m livres e 50m borboleta e 1 Bronze Revezamento 4 x 50m livres),Patrícia Costa (3 Ouros – 50m livres, 100m costas e 50m costas e 1 Bronze Revezamento 4 x 50m livres),Deven (1 Prata – 100m costas),Amaral (2 Pratas – 50m livres e 100m livres e 1 Bronze Revezamento 4 x 50m livres), Reginaldo (2 Bronzes – 100m costas e Revezamento 4 x 50m livres), Flávio Mattos (2 Bronzes – 50m livres e 100m livres), Hugo Holanda (2 Bronzes – 100m peito e 100m livres).

Tênis de Mesa – Iveline e Regina Eloy  (1 Prata – Duplas Feminino), Iveline (1 Prata – Simples Feminino) eGraça Serra (1 Bronze – Simples Feminino) e Francisco Adail e Francisco Fortuna ( 1 Bronze – Duplas Masculino)

Damas por Equipe –  José Wellinton, José Odovalter e Fernando Holanda(1 Prata) e Damas Individual – José Wellinton (1 Bronze)

Xadrez por Equipe –  Francisco Fortuna, José Wellinton e João Bastista (1 Bronze)

Os Atletas Revelação nos Esportes Individuais foram: Marcos Vinícius(1ª Participação – 2 Bronzes no Atletismo) e Hugo Holanda (1ª Participação – 2 Bronzes na Natação). Nos Esportes Coletivostivemos como revelação: Aluísio (1ª Participação – 1 Ouro e 1 Prata no Futebol Society e no Futsal Livre),Max (1ª Participação – 1 Bronze no Basquete Masculino) e Kelyne (1ª Participação – 1 Bronze no Vôleibol Feminino).

Como Atleta Superação nos Esportes Coletivos, temos Luiz Alberto, que apesar da cirurgia no joelho, nos dois meses que antecederam aos Jogos, participou efetivamente da XV ONJT, ajudando a equipe de Futebol.

O que reinou no nosso grupo foi um clima de alegria, união e espírito de equipe durante todos os Jogos. Conseguimos conciliar os esportes com a confraternização, não só entre os atletas do Ceará, mas com os demais integrantes das mais diversas Delegações do país. Esse é o principal objetivo da ONJT.

No entanto, muitos outros objetivos estão diretamente relacionados à ONJT, como por exemplo: saúde física e emocional do servidor, possibilitando melhoria na qualidade de vida. Neste sentido, temos visto quantos benefícios a prática do esporte tem trazido para todos aqueles servidores que convivem conosco. Mais saúde, menos atestados médicos. Maior controle do peso, portanto menos obesidade e como consequência menos problemas coronarianos. Maior controle das taxas de glicemia e colesterol, trazendo para o nosso ambiente de trabalho mais saúde e ao mesmo tempo maior produtividade.

A participação da Delegação do Ceará rendeu 46 medalhas e a 10ª colocação entre 23 Delegações inscritas. O nível dos Jogos foi muito alto este ano, o que exige dos atletas, cada vez mais, esforços no sentido de continuar treinando com afinco, bem como traz para os Coordenadores de Modalidade, a necessidade de um grau de organização cada vez maior.

Apesar de bons resultados, continuamos necessitando de apoio não só da Administração do TRT-7ª Região, do Sindissétima e do Grupo Ricardo Valente Advogados Associados, mas também de outros parceiros que possam contribuir com patrocínios, que nos ajudarão nas despesas com espaços para treinamentos e pagamento dos treinadores durante a preparação e a viagem. Existem Delegações que contam com muitos patrocínios, treinadores, fisioterapeutas e massagistas. Um bom trabalho de organização rende frutos nos resultados finais.

Por último, a Delegação do Ceará, agradece ao povo do Rio Grande do Norte pela acolhida; a Administração do TRT-7ªRegião, por acreditar que o esporte traz mais saúde ao servidor; e aos patrocinadores, em especial ao Sindissétima, por todos os esforços despendidos para que tenhamos sucesso na prática esportiva, que é uma das suas metas, pois está intimamente ligada ao bem-estar e saúde física e emocional do servidor, proporcionando melhoria na qualidade de vida.