Começa o 9º Congrejufe em Florianópolis

28 de abril de 2016 / Ver outras notícias: Ver todas

a3_ 91congrejufe

A Delegação do TRT7 desembarcou em Florianópolis em 27/04  para participar do  9º Congrejuje, que é o principal Congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – FENAJUFE. O Congresso será o momento também para se eleger a nova Diretoria Executiva da Entidade e o Conselho Fiscal, com mandatos para o triênio 2016/2018.

20160427_130850

A solenidade de abertura do evento iniciou-se às 15:30, compondo a mesa coordenadores da Fenajufe, representantes de entidades sindicais e convidados. Após as saudações dos componentes da mesa foi prestada homenagem aos ex-diretores Silvana Klein e João Evangelista, bem como ao servidor Elcio Berer Kozminski, todos falecidos em 2015.

20160427_163205

Às 18hs iniciou-se a Análise da Conjuntura Nacional e Internacional, compondo a mesa vários palestrantes convidados.

Apresentação1

O professor e economista Plínio de Arruda Sampaio abordou a crise econômica e política que o país atravessa, a situação social, o que há por trás da crise, os mitos, e apresentou possíveis souções e seus desafios.

A economista e professora Marilane Oliveira Teixeira, integrante da Coordenaçao Nacional do Fórum Nacional de Combate à terceirização, em sua fala, apresentou um resumo geral da crise mundial e como ela nos afeta no cotidiano, abordou o tema do ajuste fiscal, desvinculação orçamentária e terceirização. Ao final fez um apelo para que o abismo entre o passado e o futuro seja transformado numa ponte para dias melhorares para a nossa categoria e para o Brasil.

A seguir, falou Cacau Pereira, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, que fez críticas à forma como a Federação vem sendo conduzida por parte de integrantes ligados à CUT e ao Governo, que trabalham para beneficiar os banqueiros e multinacionais.

Finalizando a análise da conjuntura, foi dada a palavra a José Luis Ronconi, Secretário Adjunto da Federação Judiciária Argentina que fez um breve histórico sobre a luta sindical na Argentina, bem como analisou a situação atual naquele país.

Nos bastidores, houve várias críticas à participação de dirigentes de outras categorias e de convidados de outros paises, porque não tem ligação com os interesses dos servidores do PJU. Nessa visão, o evento deveria tratar apenas de assuntos ligados à categoria, deixando de lado temas como impeachment, golpe, posições partidárias de esquerda ou de direita, para que não percamos nosso tempo com pautas excessivamente abstratas ou muito distantes dos anseios diretos da categoria.

IMG-20160427-WA0064

Ainda nos bastidores, ocorreram reuniões de grupos de todo o Brasil que já estão  se articulando para concorrer às  vagas para a direção  da Fenajufe.